28 MAR 2016
SECRETARIAS
Cejusc realiza Exposições “A Arte Humanizando e Harmonizando” e “Cidade Constante”

O CEJUSC (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), localizado na Unimar, com o apoio da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Cultura abre no dia 30 de Março, quarta-feira às 10h, as Exposições “A Arte Humanizando e Harmonizando”, com obras dos artistas Alzira Farah, André Franco e Roberta Pauli e  “I Exposição Fotográfica Cidade Constante” do fotógrafo David Richard Dias da Silva.

As mostras fazem parte do projeto “A Arte humanizando e harmonizando”, uma ação cultural que começou em agosto de 2014, idealizada pela conciliadora de 1ª e 2ª Instância, Glória Regina Dall Evedove, com apoio de Juliana Raquel Nunes, Chefe de Seção Judiciário, e de José Ferreira Junior, Escrevente do CEJUSC. A curadoria fica por conta de Denise Campos, Assessora da Secretaria de Cultura.

Desde a abertura do espaço como polo cultural cerca de cinco exposições já foram realizadas, incluindo a Fase Regional do Mapa Cultural Paulista em 2015. O espaço expositivo conta com opções na sala de espera, recepção e em cada uma das salas de atendimento onde são realizadas as conciliações judiciais tornando o local mais humanizado e harmonizado, daí o nome.

Segundo Juliana Raquel Nunes, uma das responsáveis pelo espaço expositivo do CEJUSC, “As obras de arte proporcionam ao CEJUSC um espaço mais aconchegante, agradável e acolhedor, possibilitando à população apreciar os belíssimos trabalhos enquanto aguarda o atendimento”.

A Secretária Municipal da Cultura, Taís Monteiro, ressalta a importância da parceria. “Este é o resultado de mais uma parceria, que tem o objetivo de promover e democratizar o acesso à cultura e à arte, além de proporcionar aos artistas marilienses um espaço, onde podem expor suas obras para que a população conheça seus trabalhos”, disse Taís.

A mostra permanece aberta para visitação até o dia 04 de maio no horário de atendimento do CEJUSC, que é de segunda a sexta, das 9 às 17h, com entrada franca.

Artistas e fotógrafos de Marília e região interessados em expor gratuitamente neste espaço devem fazer contato com Denise Campos, na Secretaria Municipal de Cultura através do telefone 3413-9930 ou 99601- 4511, ou ainda com Juliana ou Junior no CEJUSC pelo telefone 2105-4020.

Os artistas:

Alzira Barbosa Farath, formada em Psicologia, iniciou na arte nos anos 90 quando começou a tratar pessoas com Mal de Parkinson e depressão, quando teve a ideia de usar a pintura na terapia ocupacional, pegou gosto e ousou pintar quadros maiores. Trabalha com a técnica acrílica sobre tela com um diferencial, não risca, coloca a tinta direto na tela. Já expôs no Marília Shopping, na Galeria Edith Nogueira Santos em Garça, Galeria M. de Artes de Marília e outros.

David Richard Dias, brasileiro, 19 anos, natural de Marília, atualmente, estudante de Biblioteconomia na Unesp. Iniciou seu percurso em 2014 no campo da fotografia autoral quando ganhou sua primeira câmera. Com o objetivo de se aperfeiçoar, frequentou vários cursos e workshops na Universidade Estadual Paulista e Oficina Cultural do Estado de São Paulo, ambas em Marília. David ainda participou de diversos cursos e workshops como Imagens Sonoras II – Fotografia Autoral, ministrado por Rogério Ghomes, 8ª Oficina de Fotografia UNESP – Fotografia Autoral, ministrado por Paula Mello; Oficina: Qual a Sua Arte? Eu Fotógrafo- Workshop de Fotografia Autoral (os últimos três também ministrados por Paula Mello); Workshop: Fotografia Lightroom, ministrado por Tarty Coppola e outros. Hoje concretiza seu primeiro trabalho intitulado Cidade Constante.

André Franco participou de mostras individuais em Curitiba e exposições coletivas nas cidades paulistas de São Paulo, Catanduva, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Garça, Assis e Echaporã. Foi um dos destaques do Mapa Cultural Paulista de 1997, possui obra no acervo da Galeria Permanente de Arte de Marília, Medalha de Prata no Salão de Artes de Presidente Prudente em 1982, Medalha de Bronze no 3º Salão de Artes Plásticas de Marília em 1982, Menção Honrosa no VI Salão de Artes Plásticas de Garça em 1981, Menção Honrosa no 1o Salão Regional de Artes Plásticas de Marília em 1980, Aluno do artista plástico e professor de artes plásticas Braz Alécio, em Marília, de 1978 a 1982. Participou do 10º Salão Acadêmico e Contemporâneo de Artes Plásticas de Catanduva – 2006, 1º Salão de Artes Plásticas de Catanduva – 1994, XII Salão de Artes Plásticas de Rio Claro – 1994, 4º Salão de Artes Plásticas de Marília – 1983, 1º Exposição de Artes da Mesbla S/A de Marília – 1983, 3º Salão de Artes Plásticas de Marília, 5º Salão de Artes Plásticas de Presidente Prudente, Exposição Mobralteca na Praça Riodante Fontana em Echaporã, 2º Salão de Artes Plásticas de Marília, VI Salão de Artes de Garça, 11º Salão de Artes Plásticas Mariliense, 2º Salão de Artistas Plásticos Marilienses, Exposição na Praça Saturnino de Brito em Marília, 1º Salão de Artistas Plásticos Marilienses, Exposição de Mostra de Arte de Marília.

Roberta Pauli é Arquiteta e trabalha também com design de interiores desde 2001. Desenvolve projetos industriais, comerciais, residenciais e clínicas. Iniciou seus trabalhos com artes plásticas em novembro de 2011 e em curto espaço de tempo já vê o resultado de seu trabalho que é sucesso de crítica. Alguns trabalhos conhecidos de Roberta: Loja Oma Tees – foi a primeira artista convidada para fazer a arte da vitrine da Loja, onde fez também a estamparia das camisetas (Shopping Cidade Jardim em SP); Catálogo da grife Micenas; Casa Cor São Paulo; Leilão Objetos do Coração, Organizado pelos atores Otaviano Costa e Flávia Alessandra, para arrecadar fundos para o Hospital do Câncer de Matogrosso e onde doou um de seus painéis para ser leiloado. Em março de 2012 entrou para a Galeria Mali Villas-Bôas e faz parte de seu catálogo de artistas.