30 ABR 2024
SAÚDE
Unidades Básicas de Saúde de Marília continuam com horário estendido e mais médicos para atendimento clínico de dengue
A Vigilância Epidemiológica de Marília confirma 3 novos óbitos pela doença. Cidade contabiliza 11 mortes pela doença
Desde 15 de abril as 8 Unidades Básicas de Saúde de Marília (UBSs) atendem em horário estendido, até as 19 horas, para enfrentamento dos casos clínicos de dengue. O plano de enfrentamento da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti vem sendo cumprido pela Secretaria Municipal de Saúde de Marília, inclusive com contratações de mais médicos para a prorrogação do expediente nas UBSs da cidade.

Nesta terça-feira, dia 30 de abril de 2024, a Vigilância Epidemiológica de Marília confirmou 3 novos óbitos pela doença, elevando para 11 o número de mortes pela dengue desde o início deste ano de 2024. O Município lamenta as perdas e emite condolências para as famílias enlutadas. Reitera que a luta contra o mosquito da dengue é contínua e permanente, sendo essencial a cooperação constante da população em fiscalizar seus quintais para evitar a água parada. Para auxiliar neste embate, o Município também realizou a contratação de drones para sobrevoar áreas inóspitas e imóveis constantemente fechados ou de acesso restrito aos agentes de saúde.

Sobre os óbitos, a Vigilância Epidemiológica divulgou as seguintes informações. O 9º óbito por dengue trata-se de paciente do sexo masculino, 53 anos de idade, portador de doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus. Iniciou com sintomas em 26 de março de 2024 e veio a óbito no dia 2 de abril de 2024. Paciente passou por atendimento público. O 10º óbito trata-se de paciente do sexo masculino, 68 anos, portador de doença cardiovascular crônica e doença renal crônica. Iniciou com sintomas em 2 de abril de 2024 e veio a óbito em 3 de abril de 2024. Passou por atendimento público e privado. Já o 11º óbito trata-se de paciente do sexo feminino, 53 anos de idade, portadora de doença auto-imune. Iniciou com sintomas em 12 de março de 2024, veio a óbito em 8 de abril de 2024. Paciente passou por atendimento público.

Reforço na equipe médica

De acordo com as informações do secretário municipal de Saúde e médico Dr Osvaldo Ferioli Pereira, cada uma das 8 UBSs passou a contar com um médico a mais. “Este novo profissional está integralmente à disposição dos pacientes que procurarem a unidade no período da tarde, sempre a partir das 13 horas, com sintomas de dengue”, informou.

O reforço na equipe médica da rede de atenção primária envolverá as seguintes unidades de saúde do Município de Marília: Santa Antonieta, São Judas, Castelo Branco, Chico Mendes, Alto Cafezal, Cascata, Nova Marília e Jardim Planalto. “A luta contra a dengue, neste enfrentamento dinâmico que estamos estabelecendo, vai ao encontro da portaria do Ministério da Saúde instituída para o combate ao Aedes e proteção de nossa população”, finalizou o secretário de Saúde de Marília.

Pelo gráfico de monitoramento da epidemia de dengue, desde a Semana Epidemiológica 11 os casos confirmados entraram em nível de estabilidade e, a partir da Semana Epidemiológica 12 apresentaram uma ligeira elevação, mas passaram a cair a partir da Semana Epidemiológica 13 e, desde então, vem se mantendo proporcionalmente em queda. Atualmente a cidade encontra-se na Semana Epidemiológica 17. Até agora, portanto, confirmados são 5.991 casos de dengue em Marília.

Fotos: Ramon Barbosa Franco

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024