03 MAI 2024
SAÚDE
Vacinação contra dengue em Marília começa na quarta-feira, dia 8 de maio, informa Secretaria Municipal da Saúde
Doses chegam no Município nesta segunda-feira, dia 6 de maio de 2024. Prioridade neste primeiro momento são crianças de 10 a 14 anos de idade
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, recebe a partir desta segunda-feira, dia 6 de maio de 2024, o total de 3.498 doses da vacina contra a dengue, porém serão entregues pela Secretaria de Estado da Saúde, em lotes de aproximadamente 1.000 doses e, segundo o Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, crianças com idade entre 10 e 14 anos, terão prioridade na campanha de vacinação.

A enfermeira responsável pela sala de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Bueno Peloso, informa que tão logo cheguem as doses no Município, “iniciaremos a distribuição para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e para as Unidades de Saúde da Família (USFs) a partir da terça-feira, dia 7, e concluindo na quarta-feira, dia 8 de maio”, disse Flávia Bueno, ressaltando que o esquema de vacinação será de duas doses com intervalo de três meses entre a primeira e segunda dose.

Instruções para se vacinar

1- Após infecção pelo vírus da dengue, aguardar seis meses para o início da vacinação

2- Nos casos de infecção por dengue após a vacinação com a 1ª dose (D1), manter o esquema desde que a
2ª dose (D2) NÃO seja realizada com período inferior a 30 dias do início da doença;

3- Em caso de infecção por outras arboviroses, indica-se um intervalo de 30 dias , a partir do início dos sintomas, para início da vacinação.

4- Indicado adiar a vacinação em caso de doença febril aguda;

5- Pessoas com condições crônicas médicas: avaliar risco-benefício da vacinação;

6- Pessoas com problema de coagulação (ex: trombocitopenia): aplicação da vacina requer cautela para evitar sangramento no local da injeção;

7- Mulheres com potencial para engravidar: deve-se evitar a gravidez por pelo menos um mês após a vacinação.

8- Tratamento com imunoglobulinas ou hemoderivados contendo imunoglobulinas (como sangue ou plasma, por exemplo): é recomendado esperar pelo período de três meses para a vacinação contra a dengue.

De acordo com a enfermeira responsável pela sala de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde, Flávia Bueno Peloso, quando não for possível cumprir este prazo, considerar o mínimo de seis semanas, após o término do tratamento, antes de administrar a vacina dengue para evitar a neutralização dos vírus atenuados presentes na vacina.

Atenção para as contraindicações

- Pessoas menores de 4 anos e com 60 anos e mais;

- Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação;

- Anafilaxia ou reação de hipersensibilidade a qualquer componente ou à uma dose anterior dessa vacina;

- Pessoas com infecção por HIV;

- Gestantes;

- Mulheres que estejam amamentando (em situação de vacinação inadvertida em mulher que esteja amamentando crianças com até 6 meses, após a vacinação, o aleitamento materno deve ser suspenso por 15 dias, com acompanhamento do serviço de banco de leite de referência).

Vacinação concomitante

Flávia Bueno Peloso recomenda evitar a concomitância da vacina dengue tetravalente (atenuada) com outras vacinas, sendo: vacinas atenuadas: podem ser administradas após 30 dias da vacinação contra a dengue; e vacinas inativadas e outras: podem ser administradas a partir de 24 horas após a vacinação contra a dengue.

Vacinação Extra Muro

O Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) recomenda enfaticamente que as ações extra muro de vacinação contra a dengue sejam evitadas, incluindo a vacinação nas escolas, a fim de mitigar os riscos potenciais para a população.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024