19 JAN 2022
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
Servidoras da SMALP produzem sabão caseiro e contribuem para preservação das águas em Marília
Reutilizando o óleo de cozinha que seria descartado no ralo da pia e causaria diversos problemas ao meio ambiente, as servidoras Marinete Bonati, Maria de Fátima Galhego da Silva e Marlene Souza Silva agregam uma nova utilidade ao material, dando a ele um destino ambientalmente correto, usando-o na produção de sabão para usos variados na Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública:
As servidoras reutilizam o óleo de cozinha coletado pelo Projeto EcoÓleo, e produzem sabão para usos diversos dentro da Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública.
“Trata-se de uma ação simples, onde armazenamos o óleo usado na cozinha, ou recebemos doações de outros servidores e produzimos o sabão muito utilizado em nosso dia a dia, como na limpeza de louças, utensílios e na higienização das mãos dos próprios servidores, que, após essa limpeza, utilizam o álcool para completar a higienização neste momento de pandemia”, afirma Marlene Souza Silva.
Para Maria de Fátima Galhego da Silva, a ação torna-se nobre pelos impactos causados ao meio ambiente. “Quando reutilizamos um litro de óleo na produção do sabão, evitamos diretamente a contaminação de 25 mil litros de água limpa, podendo-se chegar a proteção de 1 milhão de litros, além de toda vida aquática envolvida, considerando-se que este óleo alcançaria o curso dos rios, espalhando-se por todo ambiente aquático, além de evitar a contaminação das margens ribeirinhas, o que prejudicaria consideravelmente os moradores que residem nestas áreas, uma vez que estes sobrevivem da pesca e das plantações irrigadas por estes rios.”
Marinete Bonati incentiva a participação popular nesta ação e apresenta a receita para produção caseira. “Convidamos à população a participar desta ação simples, mas de grande impacto positivo ao meio ambiente. Basta guardar o óleo das frituras em uma garrafa Pet, após seu resfriamento, para utilizá-lo na produção do seu próprio sabão, ou doá-lo ao projeto EcoÓleo da Prefeitura, para destinação ambientalmente correta. Esta atitude colabora para preservarmos nossas águas, permitindo-nos deixar um planeta melhor para as gerações futuras.”

RECEITA DE SABÃO CASEIRO FEITO COM ÓLEO USADO
Ingredientes:
1,5 litros de água fria (temperatura ambiente);
1 kg de soda cáustica;
4 litros de óleo frio (temperatura ambiente);
500 ml de detergente.

MODO DE FAZER
Coloque a água em um balde, despeje a soda cáustica com cuidado, e mexa bem até dissolver;
Coloque o óleo usado devagar, mexendo sempre, e por último despeje o detergente. Mexa por 5 minutos. Despeje a mistura em uma caixa ou assadeira e espere secar. Após, corte em pedaços.