07 JUL 2022
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
Reversa Pneus recolhe 1.182 pneus coletados durante o mutirão de limpeza
O mutirão de limpeza foi realizado pela Secretaria de Limpeza Pública e Serviços em conjunto com a Secretaria da Saúde

Nesta quarta-feira, dia 6 de julho, a empresa Reversa Pneus, que realiza a logística reversa destes resíduos inservíveis em Marília, recolheu 1.182 pneus coletados durante o mutirão de limpeza realizado na cidade. Aproximadamente 7.300 quilos, ou 1.182 unidades de pneus, receberam a destinação corret, e serão reutilizados como matéria prima no setor industrial.
O secretário municipal de Limpeza Pública e Serviços, Vanderlei Dolce, destaca a importância desta parceria entre o poder público e a iniciativa privada.
“Quando organizamos o mutirão de limpeza, a nossa preocupação é com a destinação correta para cada tipo de material coletado. Esta semana concluímos o encaminhamento dos materiais recolhidos, realizando a entrega dos pneus à empresa Reversa Pneus, responsável credenciada pela Reciclanip para coleta destes resíduos em nossa cidade. Os pneus são grandes vilões à saúde, pois além de contaminar o meio ambiente, ainda servem como criadouros para o mosquito Aedes Aegypti, que causam sérias doenças à população, como dengue, febre amarela e chikungunya. No mutirão de limpeza deste ano, pudemos recolher mais de sete toneladas deste material inservível, que agora receberá a destinação de forma correta, sendo reutilizado no setor industrial para produção de novos produtos”, afirmou o secretário.
Edmilson Ferreira, proprietário da Reversa Pneus, explica sobre a importância do descarte correto deste resíduo.
“De acordo com estudos realizados, um pneu demora em média até 600 anos para chegar à decomposição, sendo altamente prejudicial ao solo e ao lençol freático. Somente em nosso país são produzidos, em média, mais de 40 milhões de pneus por ano. O trabalho realizado pela Reversa Pneus é de grande importância para o município não só na área ambiental, mas para os cuidados preventivos com a saúde da população e melhorias na limpeza pública. Quando devolvemos aos fabricantes, estes materiais são processados e recebem nova utilização, através da fabricação de pisos industriais, tapetes de borracha para veículos, e até mesmo asfalto, onde através da adição à massa asfáltica de pó de borracha oriundo da trituração de pneus inservíveis, o asfalto-borracha tem uma vida útil maior, além de gerar um nível de ruído menor e oferecer maior segurança aos usuários das rodovias. Agora, tentamos conscientizar os comerciantes e à população em geral sobre a importância em realizar a entrega voluntária destes resíduos nos ecopontos disponíveis em Marília”, disse Edmilson.
O ecoponto norte para recebimento de pneus pela Reversa Pneus fica localizado na Avenida Antonieta Altenfelder, 2.041, bairro Santa Antonieta. O ecoponto sul, da Prefeitura de Marília, fica localizado na Rua Joaquim Dias, bairro Nova Marília. Informações sobre a Reversa Pneus poderão ser obtidas através do site: https://reversapneus.eco.br/