19 OUT 2022
DAEM
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Secretaria de Turismo, de Planejamento Urbano e Daem vão a campo mapear o projeto do circuito de rotas de bicicleta de Marília
Durante dois dias servidores da Secretaria de Turismo, da Secretaria do Planejamento Urbano e um técnico do Daem visitaram os locais definidos para os pontos de encontro e de apoio que farão parte do circuito de bikes de Marília. O projeto, que será realizado através de convênio com a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, prevê o mapeamento e sinalização de 12 trilhas em estradas vicinais da cidade, 04 pontos de encontro urbanos e 04 pontos de apoio nos distritos.

A proposta é formatar as principais trilhas como um produto turístico e gerar uma atratividade ainda maior aproximando o esporte da experiência de pedalar/caminhar no mesmo lugar onde viviam os maiores dinossauros da região. O objetivo é atrair cada vez mais praticantes, especialmente de outros municípios, através da infraestrutura, como os pontos de encontro e apoio, a sinalização, os pontos de check in (instagramáveis) e dos achados paleontológicos. Um dos pontos fortes do projeto é que, além de beneficiar todo o trade turístico, também vai favorecer proprietários rurais, gerando um novo fluxo de visitantes e ajudando a desenvolver o turismo rural que é uma das principais vocações turísticas de Marília e da Região Turística Alto Cafezal.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, é nítido o expressivo aumento dessa prática no período da pandemia e pós pandemia pois as pessoas estão procurando, cada vez mais, por uma vida saudável, contato com a natureza, menos aglomeração e viagens curtas.

A construção do projeto tem sido desenvolvida com a participação e colaboração dos ciclistas de Marília, que praticam o esporte, conhecem as rotas e suas necessidades e com o acompanhamento e participação do Conselho Municipal de Turismo. Para o prefeito Daniel Alonso, o esporte já é muito desenvolvido na cidade e a ajuda dos praticantes tem sido muito valiosa: um projeto que une esporte, saúde, meio ambiente, história, turismo e desenvolvimento regional.