10 JAN 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Prefeitura intensifica parceria com o PAT Marília para processos seletivos de novas contratações
Empresas têm utilizado o espaço físico para realizarem processos seletivos para contratação de novos funcionários
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, está intensificando a parceria com o Governo do Estado, através da unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que fica na Avenida Carlos Gomes, 137, na região central da cidade, funcionando de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Nessa parceria, o Governo do Estado disponibiliza o local e os equipamentos necessários para um bom atendimento; enquanto a Prefeitura cede os funcionários, tendo inclusive um espaço físico no próprio PAT para que as empresas possam fazer o processo seletivo para a contratação de novos funcionários.

Recentemente as empresas Viação Sorriso e Supermercados Confianças utilizaram-se desse espaço para realizarem os seus respectivos processos seletivos, como explica o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.

“Essa parceria da nossa secretaria com o PAT Marília vem funcionando muito bem e estamos sempre procurando avançar mais. A Sorriso e o Confiança fizeram o processo seletivo nesse espaço, que está à disposição também de qualquer empresa que queiram usá-lo”, disse o secretário.

As empresas se cadastram no PAT e oferecem as vagas através do site - https://patdemariliasp.blogspot.com/ -, tanto indústria como o comércio. As pessoas que buscam uma vaga de trabalho podem procurar diariamente nesse site, que ali já irá constar as empresas cadastradas e suas respectivas vagas.

O PAT tem a função de facilitar a inserção da população no mercado de trabalho, emitir carteiras de trabalho e auxiliar na solicitação de seguro-desemprego, além de promover acesso a cursos e programas de qualificação.

Já o PEI (Polo de Empregabilidade Inclusiva), cuja abertura dos atendimentos teve início recentemente, tem o objetivo de desenvolver a metodologia do Emprego Apoiado para pessoas com deficiência, apoiando as ações de inclusão e buscando a conscientização de Empresas na contratação desse público.

INTERLOCUÇÃO

A Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico tem buscado uma interlocução constante com o setor produtivo, associações e entes federativos.

Entre as iniciativas realizadas durante o ano de 2022, vale destacar o desenvolvimento e execução de diversos programas em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, tais como o programa Bolsa Trabalho, que trouxe a possibilidade de acesso a um curso de qualificação online e gratuito; a execução de atividades no município e uma bolsa de qualificação no valor de R$ 540,00 durante cinco meses.

Outro programa executado em parceria foi o Bolsa Empreendedor, que trouxe a oportunidade de aprendizado por meio de um curso ofertado pelo SEBRAE e o recebimento de uma bolsa de R$ 1.000,00.

A disponibilização de cursos de qualificação técnica através do Programa Via Rápida. O intuito do programa é apoiar adultos desempregados a se recolocar no mercado de trabalho com cursos voltados para a requalificação e aprimoramento profissional e receber uma bolsa no valor de R$ 210,00.