10 AGO 2023
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
Serviço de captura e recolhimento de animais é apenas para animais que oferecem risco à saúde pública ou de vítimas de acidentes
O sistema não é para atender desistência de posse ou de filhotes. Omissão ou abandono em rua de ninhadas é crime de maus-tratos
O serviço de resgate ativo de animais em via pública, reestruturado e regularizado recentemente pela Prefeitura Municipal de Marília, através da Secretaria Municipal de Limpeza Pública, tem por objetivo retirar animais que sejam um risco à saúde pública, seja por agressão (que esteja mordendo pedestres), suspeito de transmissão de doença (animal suspeito com zoonose), denúncias de maus tratos, vítima de acidente de trânsito (animal solto, que foi atropelamento e vítima de alguma colisão).

Para acionar as equipes basta ligar para o telefone e whatsapp (14) 99849-9364. O serviço não inclui a coleta de animais de pequeno porte saudáveis ou filhotes ignorados por seus donos, que têm a responsabilidade legal pela posse e cuidado. Quem abandona animais na rua comete crime de maus-tratos.

O serviço municipal de recolhimento de animais de rua, soltos ou abandonados, de pequeno porte ocorre apenas se ele estiver solto, sem guia ou tutor, agressores, suspeita de doença zoonótica (transmissível ao homem), vítimas de maus-tratos, em sofrimento extremo ou atropelados. Animais de médio e grande porte (como cabras, ovelhas, cavalos e bois) são recolhidos em função do risco ao trânsito. Animais sadios e filhotes, por sua vez, são de responsabilidade de seus tutores. A castração é o único modo de evitar a proliferação ou a gravidez indesejada de seus pets.

A Prefeitura Municipal de Marília também oferece o serviço de castração gratuita para a população carente.  O serviço de Resgate Ativo de Animais em Via Pública da Prefeitura Municipal de Marília é realizado por concessão de serviço contratado por concorrência pública, à empresa BG Zangrossi, para resgate ou apreensão e recolhimento com equipe e equipamentos próprios, bem como alojamento, para atender uma política municipal de proteção animal coordenada pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública.

Fotos: Mauro Abreu

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024