12 JAN 2024
CULTURA
Animações ‘Napo’ e ‘Curtinhas Blender’ abrem a programação Pontos MIS de 2024, que terá também ‘Metropolis’, um clássico da ficção científica de quase 100 anos
Exibições estão programadas para terça, dia 16 de janeiro, e 18, quinta-feira, com entrada gratuita, na sala de projeção
A programação do Pontos MIS, parceria da Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria Municipal da Cultura e Museu da Imagem e do Som (MIS), começará em 2024 a partir da próxima semana, com as exibições de dois filmes de animação: ‘Napo’ e ‘Curtinhas Blender’. As animações estarão em cartaz na próxima terça-feira, dia 16 de janeiro de 2024, a partir das 14h30, na Sala de Projeção do Clube de Cinema de Marília (CCM) ‘Emílio Pedutti Filho’, localizada na avenida Sampaio Vidal, nº 245, no piso superior do Complexo Cultural ‘Braz Alécio’, no centro.

Com duração de 16 minutos e 42 segundos, o curta de animação brasileiro ‘Napo’ - finalista do Los Angeles Shorts International Film Festival, o maior festival internacional de curta-metragem do mundo, nos Estados Unidos - já foi exibido em mais de 60 mostras internacionais. A trama conta a trajetória de um senhor que, com o agravamento de sua doença, precisa se mudar para a casa de sua filha, onde seu neto reinterpreta fotografias antigas em desenhos, o ajudando a recuperar velhas memórias perdidas. Em ‘Curtinhas Blender’ o público acompanhará várias animações voltadas para aquecer o coração. Os curtas foram produzidos em 2013 e totalizam 28 minutos de tramas.

O futuro de 2026

‘Metrópolis’, do diretor austríaco de origem alemã, Fritz Lang (1890-1976), teve estreia mundial em novembro de 1927 e a história, futurista, se passa num distópico 2026. Este filme clássico da ficção científica será exibido pelo Pontos MIS, em Marília no próximo dia 18 de janeiro, quinta-feira da semana que vem, às 20 horas, com entrada gratuita. A produção tem 153 minutos e apresenta, nesta grande obra do cinema expressionista alemão, um futuro fictício, se passando no ano de 2026 em um mundo onde a Terra está dividida entre o Jardim dos Prazeres - mundo da superfície reservado aos ricos e seus herdeiros - e a Cidade dos Trabalhadores - ambiente subterrâneo que acomoda os operários, mantidos sob um regime de escravidão. A obra atravessou gerações e pôs Lang entre os grandes realizadores da sétima arte. O cineasta alemão teve uma carreira longeva - antes, fora combatente da 1ª Guerra Mundial - com quase seis décadas de atividade cinematográfica e mais de 40 filmes. Seus últimos filmes foram lançados em 1960 e, ao final da vida, Fritz Lang, cujo nome completo era Friedrich Christian Anton Long, estava praticamente cego. Em 1964 presidiu o badalado festival de cinema de Cannes (França), sendo que dois anos antes o longa brasileiro ‘O pagador de promessas’, de Anselmo Duarte e inspirado na obra homônima de Dias Gomes, havia ganhado a Palma de Ouro.

Fotos: Divulgação

Noticia associacao-okinawa-realiza-67-undokai-com-apoio-da-prefeitura-de-marilia
Há 2 dias
Associação Okinawa realiza 67º Undokai com apoio da Prefeitura de Marilia.
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-ressignifica-os-espacos-de-arte-na-cidade-e-investe-em
Há 20 horas
Prefeitura Municipal de Marília ressignifica os espaços de arte na cidade e investe em cultura para ampliar os conhecimentos e humanizar a sociedade
Noticia secretaria-municipal-de-cultura-de-marilia-exibe-gratuitamente-nesta-quinta-feira-dia