Após cercar com alambrado terreno público, pessoas com falta de cidadania passaram a descartar até lixo doméstico ao longo de uma faixa às margens de propriedade rural
Moradores do bairro Nova Marília III (Jardim Antônio da Silva Penteado) se uniram e vão passar a denunciar o descarte irregular de lixo. O motivo é que após a administração municipal cercar com alambrado terreno público localizado na rua Hermelino Rodrigues Carvalho, pessoas sem consciência cidadã passaram a descartar irregularmente e diariamente entulhos, inservíveis e até lixo doméstico às margens de uma propriedade rural que faz divisa com esta área pública. O transtorno gerou nos últimos três meses 30 toneladas de sujeira, que foram retiradas nesta manhã de quinta-feira, dia 2 de maio de 2024, por equipes de trabalho e maquinários da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços.
A quantidade de entulhos era tão grande que foram necessárias duas viagens de caminhão para que se alcançasse a limpeza total do local. O acúmulo era notado na rua Hermelino Rodrigues Carvalho e sua continuação, a rua Ângelo Peres.
“Cansei de flagrar carros descendo a rua Hermelino e jogando entulhos e lixo caseiro. Teve dia que contei mais de 20 carros trazendo sujeira para o nosso bairro, inclusive até caminhões de empresas descartaram monte de coisas aqui”, denunciou o vendedor Fabrício Conceição Marques, morador do Nova Marília III, na zona Sul da cidade. Fabrício mencionou que a maioria destes cidadãos não era de moradores do bairro, entretanto outro morador do bairro que procurou a Prefeitura Municipal de Marília nesta quinta-feira, dia 2 de maio, chegou a flagrar vizinhos deixando suas residências com carriola de entulho e levando até o local.
A multa é de R$ 820,00
O trabalho de limpeza nesta manhã teve o apoio do coordenador Anilton Santos Rodrigues. Ele informou que após a limpeza, placas de avisos serão instaladas no local. “Depositar lixo e entulho irregularmente é passível de multa. Pedimos para a população nos auxiliar e denunciar, o valor da multa atualmente é de R$ 820,00”, informou o coordenador. Jogar lixo irregularmente é crime ambiental, previsto na Lei Complementar nº 13/92. Denúncias podem ser feitas à Prefeitura Municipal de Marília, através dos fones (14) 3408-6700 e (14) 3402-6094 (Ramal 6094).
Ecoponto da zona Sul
Marília possui três Ecopontos instalados na cidade e o da região Sul está instalado na rua Joaquim Dias, ao lado do Complexo de Trânsito, bairro Nova Marília. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos das 8h às 11h30. O local recebe também papelão, plásticos, vidros, metais, móveis, estofados, eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, pneus, óleo de cozinha, resíduos de construção civil (1/2 m³ ou 10 carriolas).
O volume dos resíduos de poda ou corte de árvores pode ter até 1m³, que é o mesmo volume de uma caixa d'água de mil litros. Acima disto, é indicado que o morador ou profissional de poda contrate um serviço particular para fornecimento de caçamba.
Fotos: Ramon Barbosa Franco