Primeira reunião, ocorrida na manhã desta segunda-feira (17), contou com representantes de diversos setores
A Prefeitura de Marília promoveu na manhã desta segunda-feira (17), no auditório da Secretaria Municipal da Saúde, um encontro com o objetivo de criar a Comissão de Prevenção e Combate a Incêndios no município.
A reunião contou com a participação de diversos setores, como as secretarias municipais da Saúde; do Meio Ambiente e Serviços Públicos; da Infraestrutura; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; e da Administração; da Polícia Ambiental; do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
A secretária municipal da Saúde, Dra. Paloma Libanio, destacou a importância desse primeiro encontro. “A intenção é criar uma Comissão Municipal Intersetorial de Prevenção e Combate a Incêndios, sendo que cada setor terá um membro titular e um suplente, assegurando a representatividade necessária para o desenvolvimento das ações. A reunião foi proveitosa e em breve acredito que essa comissão estará formalizada por meio de portaria municipal.”
Durante a reunião foram discutidos vários temas, com destaque para os benefícios da prevenção de queimadas, que são ambientais, de saúde pública, sociais, segurança viária e econômicos.
A criação da comissão conta com apoio e respaldo do prefeito Vinicius Camarinha, de acordo com o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Isso tem sido analisado na reunião mensal de secretários e o prefeito Vinicius nos deu todo apoio para formalizarmos essa comissão e equiparmos os órgãos envolvidos para que tenhamos uma resposta melhor e mais rápida em qualquer intercorrência.”
A supervisora do Cerest Regional Marília, Camila Costa Ribeiro Simionato, falou sobre a importância da criação dessa comissão. “É essencial porque organiza, integra e fortalece a capacidade do município de prevenir, responder e reduzir os danos causados pelo fogo, pela fumaça e pela poluição atmosférica. Sem uma comissão formal, cada setor atua isoladamente. Com a comissão, o município passa a ter um espaço permanente de coordenação, capaz de alinhar Defesa Civil, Saúde, Meio Ambiente, Agricultura, Segurança, entre outros parceiros. Isso permite criar protocolos únicos, definir responsabilidades, planejar ações preventivas e garantir respostas rápidas durante os incêndios.”
O próximo passo agora será a indicação dos membros titulares e suplentes pelos setores envolvidos para que a comissão seja formalizada por meio de portaria. Um novo encontro já está marcado para o próximo dia 11 de dezembro.
Fotos: Divulgação