11 MAR 2020
CODEMAR
Prefeitura recupera erosão aberta pelas chuvas na Alameda Joaquim Cavina na zona leste
Além da reconstrução da galeria, que havia se rompido, a obra recebeu caixa de passagem e dissipador. Codemar fez a colocação do solo-cimento, guias e sarjetas, além do novo pavimento

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e da Codemar (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Marília), finalizou na última semana as obras de infraestrutura de reconstrução da galeria de águas pluviais na Alameda Joaquim Cavina, no bairro Parque das Esmeraldas, zona leste da cidade.

Além da reconstrução da galeria, que havia se rompido, a obra recebeu caixa de passagem e dissipador, que já foram implantados no local. A Codemar ficou responsável pela colocação do solo-cimento, guias e sarjetas, além do novo pavimento.

Segundo o secretário municipal de Obras Públicas, Hélcio Freire do Carmo, a obra começou no final de janeiro, após as fortes chuvas que marcaram o início do ano na cidade.

“Havíamos começado essa obra, sendo que o primeiro passo foi corrigir a erosão. Depois entramos com a mão de obra para a conclusão dos novos dispositivos para captação das águas pluviais. Com a nova estrutura, o local tem agora obra dimensionada para grande capacidade de captação, evitando os problemas registrados no início do ano devido à baixa capacidade de escoamento, da obra realizada anteriormente”, afirmou o secretário.

A previsão era que os serviços fossem executados em 30 dias, mas o prazo teve de ser expandido devido à continuidade das chuvas.

Com a conclusão da infraestrutura no local, foram executados a base asfáltica, incluindo a colocação de 10 caminhões de solo-cimento e mais o solo com o produto “Dynabase”, que aumentam a capacidade de impermeabilidade e resistência do solo.

Confecção de novas guias e sarjetas, pintura com emulsão especifica “Imprimação ligante”, colocação de massa asfáltica produzida em usina própria e compactação do novo pavimento foram executados pela Codemar na sequência, propiciando a liberação da via na última quinta-feira, dia 5.

Segundo o presidente da Codemar, Claudirlei Santiago Domingues, o Tatá, a obra já é realidade da recente parceria firmada com a Secretaria Municipal de Obras: “Como somos contratados pelo munícipio para realização das atividades de manutenção de vias, esse trabalho em conjunto é importante não só para agilização nos pedidos de atendimento dos munícipes, bem como para a ampliação das atividades dentro das normas de qualidade exigidas pelos institutos de fiscalização, visando não só o atendimento em quantidade, mas com a qualidade e agilidade necessárias para atender a população mariliense” disse Tatá.

“A via tem agora capacidade de atender a população sem temer novos problemas, já que todo o serviço estrutural foi realizado com a máxima qualidade”, completou o presidente da Codemar.

O prefeito Daniel Alonso destacou que estas ações serão constantes e terão continuidade em outras vias do município: “O trabalho de recuperar a cidade nunca vai parar e a população pode ter certeza que a Prefeitura vai seguir com este objetivo. Desejo todo sucesso à Codemar e à Secretaria de Obras, já que ambas têm ampla experiência na área que atuam e vamos continuar acompanhando o trabalho de perto” disse o Chefe do Executivo.