Ir para conteúdo do site
Ir para conteúdo do site

Ir para conteúdo

Prefeitura Municipal de Marília - SP
Acompanhe-nos:
Facebook
Instagram
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
MAR
19
19 MAR 2020
MEIO AMBIENTE E LIMPEZA PÚBLICA
Prefeitura renova convênio com o Projeto Reciclaetec por mais cinco anos
O projeto é desenvolvido pela Etec de Marília, que faz a reciclagem de lixo eletrônico

A Prefeitura de Marília renovou esta semana por mais cinco anos o convênio com a Etec (Escola Técnica Estadual) “Antonio Devisate” de Marília para o projeto Reciclaetec, que faz a reciclagem de lixo eletrônico.

“Agradecemos o prefeito Daniel Alonso que não mediu esforços para renovar com a Etec o convênio do projeto por mais cinco anos”, explicou o professor Fábio Henrique Zanella Moura, criador deste projeto que atende a comunidade de Marília desde 2011,

O projeto de reciclagem tecnológica tem como objetivo reaproveitar e reciclar equipamentos de informática. Os equipamentos recebidos são analisados, separando-se as peças em condições de reuso, e, após o reaproveitamento, as máquinas montadas são doadas à população carente e instituições sociais, o que possibilita a inclusão digital destes cidadãos.

Outra preocupação contemplada no programa Reciclaetec é quanto ao aspecto ambiental, pois estes equipamentos, que estariam destinados ao lixo comum, são manufaturados e seus componentes têm a destinação ambientalmente correta, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O projeto, além de estar em consonância com os ideais de sustentabilidade, traz uma inovação para a cidade de Marília e Região. Atualmente, com a rápida evolução da tecnologia, muitos computadores em bom estado de conservação são descartados, transformando-se em um grande problema ambiental.

Através do Projeto Reciclaetec, esses aparelhos são reaproveitados em benefício dos alunos dos cursos oferecidos pela Etec. Assim, os alunos aprendem a profissão em manutenção de computadores, incluindo-os junto ao mercado de trabalho.

Além da Prefeitura de Marília e do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), o projeto recebe, ainda, computadores e caça níqueis apreendidos pelas Polícias Civil e Federal, através de uma parceria com os Governos.

Empresas privadas também descartam seus equipamentos em parceria com o Projeto Reciclaetec, em que se destacam a Dori Alimentos, Casa Sol, Interlagos Escapamentos, Unesp - unidade de Assis, Santa Casa de Marília, FACCAT Tupã, Etec, Fatec, entre outras empresas e instituições.

De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente e de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce, “esta parceria traz muitos benefícios para Marília, destacando-se a parte ambiental, social e inclusão digital. Em breve teremos os Ecopontos em funcionamento, que receberão os resíduos eletrônicos, sendo Pontos de Entregas Voluntárias acessível a qualquer mariliense que desejar colaborar com este projeto”.

Recebendo computadores desde 2011, o Projeto Reciclaetec desenvolve trabalhos sociais e educacionais, além de promover a sustentabilidade no município. Diversos computadores foram doados e salas de aulas informatizadas foram montadas, tendo como exemplos o Cacam, Lar da Criança, Comunidade Boas Novas, dentre outras.

Em parceria com a Lorene Importadora de Produtos Eletrônicos e também com a Ágape Eletrônicos, os resíduos não reaproveitados recebem o descarte ambientalmente correto, com emissão de certificados atestando o procedimento realizado.

Para fazer doações, basta ligar para os telefones (14) 99761-3568, (14) 99750-1073, (14) 4101-8552, falar com Fábio Moura ou mesmo levar direto na Etec Antonio Devisate, na av. Castro Alves, 62, das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Mais informações sobre as ações podem ser visualizadas através do site: www.reciclaetec.com.br.

 

 

Fotos: Divulgação

 

VINCULADOS À PÁGINA:
Meio Ambiente e Limpeza Pública
Rua: Bahia, nº 40 - Centro/ CEP: 17501-900
Atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 08 ás 17 horas
Inscreva-se em nossa newsletter e receba informativos
Facebook
Facebook
Instagram
Instagram
Seta
Copyright Instar - 2006-2020. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia