Pela picada do carrapato infectado com riquétsias (bactérias), ocorrendo, geralmente, quando o carrapato permanece aderido ao hospedeiro por no mínimo 06 horas. Não é transmitida no contato de pessoa pra pessoa e não existe vacina contra a Febre Maculosa.
ÁREAS DE RISCO: Locais de mata e beira de rios, lagos e represas são locais possíveis de infestação de carrapato estrela.
MEDIDAS PREVENTIVAS INDIVIDUAIS:
Evite frequentar áreas com risco de infestação de carrapato possivelmente infectados, como beira de rios, represas e lagos.
Caso precise ir a áreas de risco, utilize roupas de cor clara para facilitar a visualização do carrapato, use roupas fechadas (calça comprida e blusa manga longa), utilize botas e vede com fita adesiva a bota com a parte inferior da calça.
Em áreas de risco vistorie atentamente o corpo a cada 03 horas em busca de carrapatos aderidos ao corpo, preste atenção, pois o carrapato pode ser muito pequeno e difícil de ver.
Se encontrar um carrapato aderido ao corpo, remova-o com uma pinça. Retire calmamente sem esmagá-lo, faça leves torções até que se desprenda da pele.
Após retirá-lo não espremer com as unhas para não se contaminar.
FIQUE ATENTO! Caso apresente sintomas de 02 a 14 dias após frequentar áreas de risco, ou encontrar carrapato aderido ao corpo, procure atendimento médico.