22 JUL 2021
Emei Favo de Mel lança projeto “E do professor, quem cuida?”
Objetivo da iniciativa é trabalhar a inteligência emocional e o autoconhecimento dos docentes

“E do professor, quem cuida?” é o nome do projeto implementado na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Favo de Mel, localizada na zona norte de Marília, pela professora e coordenadora Esther Passos Honório Coutinho e pela diretora Márcia Modesto.
O objetivo da iniciativa é trabalhar a inteligência emocional e o autoconhecimento dos docentes, principalmente diante dos desafios profissionais e pessoais decorrentes do contexto da pandemia da Covid-19, a qual inclui a imposição do ensino remoto.
“Enviei duas pesquisas às professoras, uma perguntando sobre as angústias da pandemia e outra sobre autoconhecimento”, explica Esther.
“Ao observar os relatórios das professoras e conversar com elas, nos preocupamos em prevenir doenças psicossomáticas e até físicas, devido às exigências do ofício e as dificuldades do momento”, continua. “Algumas chegaram a relatar a dificuldade em cuidar de si mesmo”, completa.
Com base nas respostas, na semana passada, o segundo passo foi a apresentação do projeto para as professoras. “Pensamos em oferecer procedimentos estéticos e de cuidados. Mas chegamos à conclusão de que o cuidado precisa ser de dentro para fora”.
“Inteligência emocional é tudo o que a sociedade está precisando desenvolver para lidar com tantas pressões impostas atualmente”, explica a coordenadora. A ideia foi propor um diálogo aberto e franco com o corpo docente, mas de um modo diferente das tradicionais reuniões pedagógicas e de trabalho.
“Convidamos a pedagoga Alessandra Baraldi para conversar um pouquinho sobre autoconhecimento e o tema foi ‘as linguagens de valorização no trabalho’”, detalha a coordenadora sobre o projeto.
A apresentação, explica Esther, se baseou no livro “As cinco linguagens do amor” do sociólogo Gary Chapman.
“Desenvolvendo esse autoconhecimento, por meio deste livro, a gente descobre como gosta de ser amado e como amar os outros à nossa volta. Isso é muito importante, pois não somos somente profissionais”, destaca Esther.
“Somos indivíduos com tantos anseios, somos mães, esposas, filhas, irmãs, amigas, e precisamos nos relacionar bem com todos. Para isso, precisamos estar fortalecidas”, afirma a coordenadora da Emei.
Além da conversa com as professoras, as responsáveis pelo projeto ainda conseguiram patrocínios para oferecer procedimentos estéticos e alguns brindes. Entre os mimos está uma sessão de maquiagem e fotos a ser realizada nas próximas etapas.
“Iremos fazer outros encontros com diferentes profissionais que possam nos instruir em como lidar com pressão, pois é isso que temos visto, inclusive alguns colegas de profissão em depressão e até mesmo casos ainda mais graves”, lamenta Esther.

Texto: Site Marília Notícia

Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021