Evento busca fortalecer o vínculo das crianças com o espaço público e valorizar as brincadeiras tradicionais
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação, em parceria com a Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília), realizou no último sábado à tarde (dia 5), em frente à EMEF Roberto Caetano Cimino – na zona Norte da cidade, o projeto “Rua do Brincar”.
O objetivo do projeto é criar um espaço de convivência, liberdade e alegria para as crianças, fechando uma rua em frente à escola no final de semana. Assim, elas podem interagir livremente com brincadeiras tradicionais de rua, resgatando o brincar espontâneo, promovendo autonomia e protagonismo infantil. Além disso, busca fortalecer o vínculo das crianças com o espaço público e valorizar as brincadeiras tradicionais.
Inspirado na filosofia de Francisco Tonucci, o projeto valoriza a cidade como espaço de convivência e liberdade para as crianças. “Queremos estimular a criatividade, o brincar espontâneo e o protagonismo infantil, promovendo uma cultura de respeito às brincadeiras tradicionais e ao espaço público”, ressalta a secretária municipal da Educação, professora Rosemeire Frazon.
Para a diretora da EMEF Roberto Caetano Cimino, Maria Angélica Martins, o projeto “Rua do Brincar” ajudou bastante a aprimorar o relacionamento da comunidade com o ambiente escolar. “Foi uma experiência gratificante para nós e para as crianças que se envolveram e se divertiram muito. É um projeto que traz o resgate da cultura, proporciona a interação entre as famílias, e aproxima ainda mais a comunidade e a escola”, destaca a diretora.
Pesquisa e preparação – Durante o período letivo, os estudantes pesquisam brincadeiras tradicionais de rua, como elástico, corda, bola, pé na lata, amarelinha, mamãe da rua, entre outras. Após a pesquisa, as crianças, em parceria com os professores e demais servidores, organizam a divulgação do evento para toda a comunidade. Elas criam convites e conversam com os moradores para informar sobre o dia e o horário em que acontecerá a “Rua do Brincar”.
“Elas discutem as brincadeiras que gostariam de fazer, produzem materiais como pipas e carrinhos de rolimã, e convidam os adultos do bairro que queiram participar e ajudar a tornar o momento ainda mais especial. Professores, familiares, entre outros convidados do bairro, colaboram também na organização do evento, incentivando a autonomia das crianças”, finaliza Rosemeire Frazon.
Fotos: Divulgação