01 DEZ 2021
CULTURA
Secretaria da Cultura divulga relação de projetos aprovados em edital de premiação de artistas e grupos culturais

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, divulgou nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, após análise da Comissão de Avaliação e Seleção de Projetos, designada pela Portaria nº 40.002, a relação dos projetos aprovados que concorreram ao Edital de Chamamento Público nº 02/2021 - Seleção e Premiação de artistas, coletivos e grupos culturais.

Uma premiação de R$ 300 mil será destinada aos 26 projetos aprovados nas mais variadas linguagens artísticas. Os prêmios variam entre R$ 5 mil, R$ 10 mil, e R$ 25 mil. Ao todo, 122 projetos foram inscritos no Edital e todos avaliados pela Comissão de Seleção.

Entre os aprovados estão teatro, música, artes urbanas, literatura, artes visuais, artesanato, dança, formações e festivais também foram contemplados, atividades que vão, sem dúvida, proporcionar para a população um momento de apreciação de tudo aquilo que Marília produz de bom na área da arte e da cultura.

A lista completa de cada modalidade de premiação com cada um dos projetos selecionados pode ser conferida no site oficial da Prefeitura, a partir desta quinta-feira, dia 2 de dezembro, através do link www.marilia.sp.gov.br/chamamento-02.

O documento inclui a soma das notas atribuídas a cada projeto pela Comissão de Seleção, que utilizou critérios como clareza e qualidade artística; coerência orçamentária; capacidade de realização e histório de realizações do proponente; potencial de impacto no cenário cultural na formação de público; qualificação dos artistas e técnicos envolvidos.

Após a publicação do resultado preliminar da etapa de Avaliação e Seleção dos projetos aprovados, o prazo para pedido de recurso é de 02 (dois) dias corridos a contar do dia seguinte à publicação do resultado.

O secretário municipal da Cultura, André Gomes, afirmou que a adesão dos artistas ao edital superou as expectativas da Secretaria, o número de inscrições é motivo de celebração. “É muito positivo ver quanta gente está pensando a cultura e propondo atividades nessa área. Temos uma grande diversidade nos projetos inscritos, que abrangem diferentes linguagens, o que é uma riqueza para a cidade”, frisou.

Todo trabalho de análise realizado pela Comissão de Seleção seguiu rigorosamente o edital, avaliando cuidadosamente todos os projetos inscritos de forma criteriosa, com grande dedicação e eficiência.

Os projetos contemplados poderão ser realizados em locais como espaços comunitários, escolas, praças públicas, biblioteca, dentre outros, em diversas linguagens artísticas, visando promover a distribuição de atividades culturais em todas as regiões do município.

Termo de Compromisso

Os artistas ou grupos que tiveram seus projetos aprovados deverão aguardar o contato que será feito pela Secretaria de Cultura para assinatura do Termo de Compromisso a ser firmado com o município.

Ao todo, serão distribuídos R$ 300 mil reais em recursos, com valores que variam entre R$ 5 mil, R$ 10 mil e 25 mil. Os repasses serão efetuados em cota única, por meio de transferência eletrônica, em conta bancária de titularidade do proponente cultural aprovado, conforme indicado na ficha de inscrição.

O prazo para conclusão integral da execução dos projetos será de sete meses, contados a partir da data de assinatura do Termo de Compromisso.

Mais Editais em 2022

De acordo com o secretário da Cultura, está em estudo o lançamento de novos editais durante o ano de 2022. A intenção do Prefeito Daniel Alonso é continuar a fomentar o desenvolvimento de projetos artísticos culturais com a divulgação de Editais separados por linguagens, como Música, Teatro, Dança, Literatura, Audiovisual etc.

Ainda segundo André Gomes, embora muitos projetos tenham ficado de fora, ressalta-se a qualidade geral dos projetos apresentados, que sinaliza uma crescente evolução na profissionalização dos artistas marilienses. Dessa forma, ressalta o secretário, muitos artistas ainda serão beneficiados nos próximos editais.

Mais informações podem ser obtidas pelo pelos telefones (14) 3434-1889 (fixo e whatsaap) e (14) 98111-8408, e-mail: [email protected] ou ainda presencialmente na Casa de Cultura, que fica na Av. Santo Antonio, 136.

Confira abaixo a relação dos Projetos aprovados: