14 MAR 2022
SAÚDE
Prefeitura divulga balanço do 4º BCC que esteve em 1.407 residências no último sábado
Ação foi realizada nos bairros Parque das Nações, Marina Moretti, Santa Antonieta II, Liliana e Alto Cafezal

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde e através da Divisão de Zoonoses, divulgou o balanço do 4º BCC (Bloqueio Controle de Criadouros), realizado no último sábado, dia 12 de março, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
A ação de bloqueio aconteceu nos bairros Parque das Nações, Marina Moretti, Santa Antonieta II, Liliana e Alto Cafezal, sendo realizada das 7h30 às 13h30, envolvendo 50 servidores, sendo 36 Agentes Comunitários de Saúde, seis Agentes de Combate a Endemias, cinco Supervisores de Saúde e o Supervisor Municipal de Zoonoses, além de dois motoristas.
O bloqueio ocorreu em 83 quadras, sendo 23 quadras no bairro Alto Cafezal e outras 60 quadras nos bairros Marina Moretti, Santa Antonieta II, Liliana e Parque das Nações.
Os agentes visitaram 1.407 residências que permitiram entrada. Outras 1.002 casas estavam fechadas e aconteceram 21 recusas. Com isso, chegamos a uma média de 33,5 casas trabalhadas por agente.
Os profissionais visitaram as casas, adentraram os quintais, fazendo o trabalho de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A ação incluiu também trabalho educativo, busca de sintomáticos e de situações de risco.
“Foi a nossa 4ª edição do BCC e a avaliação foi muito positiva, com a visita em mais 1.407 residências. O número de recusas foi baixo, o que nos deixa satisfeito, mostrando que a população está consciente da necessidade de evitar a proliferação do Aedes Aegypti, evitando assim a dengue e outras doenças. Agradecemos a todos os profissionais que participaram e também a população que tem sido um grande parceira, colaborando para que os profissionais desenvolvam o seu trabalho”, disse o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior.

COMO EVITAR
Para evitar a dengue, deve-se manter um cuidado durante todo o ano, pois qualquer tipo de água parada pode ser o ambiente perfeito para proliferação do mosquito.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito, como:
NÃO DEIXE ÁGUA PARADA – Fique sempre atento ao acúmulo de água em recipientes como vasos de plantas, pneus, calhas, latas, entre outros. Utilize terra ou areia em vasos e pratos e mantenha-os limpos.
CAIXAS D'ÁGUA, CISTERNAS E POÇOS - Mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
LIXO, ENTULHO E PNEUS VELHOS - Entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
LIXEIRAS DENTRO E FORA DE CASA - Mantenha as lixeiras tampadas e protegidas da chuva. Feche bem o saco plástico.
CALHAS - Limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
LAJES - Não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
RALOS - Tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
VASILHAS PARA ANIMAIS - Os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água e sabão no mínimo duas vezes por semana.
COLETOR DE ÁGUA DA GELADEIRA E AR-CONDICIONADO - Atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
GARRAFAS - As garrafas devem ser embaladas e descartadas na lixeira. Se guardadas, devem estar em local coberto ou de boca para baixo.
FACILITE O CONTROLE DA DOENÇA - Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial.
SINTOMAS
Os sintomas da doença são: febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos; perda de paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções avermelhadas na pele semelhantes ao sarampo; moleza e dor no corpo; e dores musculares intensas, nas articulações e atrás dos olhos.
O QUE FAZER EM CASO DE SUSPEITA?
Em caso de suspeita de dengue, procure a Unidade de Saúde ou Posto de Saúde mais próximo à sua residência. O rápido diagnóstico é fundamental no tratamento.
DENÚNCIA DE FOCOS:
Se você souber de algum local que não esteja observando as orientações de prevenção contra a dengue, denuncie através da Ouvidoria da Prefeitura de Marília: Telefones: 0800-7766-111 e (14) 99799-6361(Whatsapp); E-mail: [email protected]; e Site: https://www.marilia.sp.gov.br/ouvidoria.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024