11 JAN 2019
SAÚDE

Local teve mais de 30 vidros quebrados e Polícia Militar registrou a ocorrência

O segundo ato de vandalismo neste ano – o primeiro havia acontecido na manhã do dia 1º – na USF (Unidade de Saúde da Família) Orione Cassaro, localizada na rua Padre José Osvaldo Nunes, s/n, no Jardim Flamingo, zona oeste da cidade, quebrou mais de 30 vidros do local e suspendeu o atendimento à população.

A USF Jardim Flamingo atende mais de 1.100 famílias do bairro, que tem uma população estimada em cerca de 3.200 moradores. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e conta com estrutura completa, além de sistema de alarme.

Na manhã desta sexta-feira (11) havia nove pessoas agendadas, além dos atendimentos diários, que foram transferidos para o PA (Pronto Atendimento) da zona sul. Com muitos vidros quebrados e cacos espalhados pela recepção e parte externa, o atendimento foi suspenso. A Polícia Militar esteve no local para registrar a ocorrência. No período da tarde a unidade já funcionará normalmente.

A coordenadora de Serviços Administrativos da Secretaria Municipal de Saúde, Edinalva Neves Nascimento, lamentou o episódio. “Estamos muito tristes. A gente lamenta o ocorrido, pois é um bem público que atende a própria comunidade. Peço à população desta região que nos ajude a preservar esta USF, que tem uma equipe completa e é uma unidade modelo da nossa rede.”

Já a apoiadora institucional da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Cristiane Costa e Silva Menegucci, disse que atos desta natureza abalam a equipe. “Todos ficam abalados e até com receio, pois vêm para atender às necessidades dos usuários e encontram a unidade nesta situação. O vandalismo prejudica a própria população, pois suspende o atendimento. Queremos que a comunidade seja nossa parceira e nos ajude a preservar este local.”

A unidade conta com equipe de 11 funcionários – médico, dentista, enfermeira, auxiliares de enfermagem (2), agente de controle de endemias, agente comunitária de saúde, auxiliares de escrita (2), auxiliar de serviços gerais e motorista – e estrutura completa, com sala de ginecologia, sala de enfermagem, consultório médico, consultório odontológico, duas salas de reunião, sala de procedimentos, sala de inalação, sala de vacina, sala de acolhimento, sala de espera, farmácia, recepção, sanitários masculino e feminino para usuários e sanitários masculino e feminino para funcionários; além de respaldo semanal do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) com fisioterapeuta, educador físico, nutricionista, psicóloga e assistente social.

PISTA DE COOPER

Outro ato de vandalismo registrado na manhã desta sexta-feira (11) aconteceu na pista de skate do bairro São Miguel que, após serviços de limpeza e capinação, teve lixeiras quebradas e o lixo espalhado pelo local, inclusive na parte interna da pista.

Fotos: Mauro Abreu/Assessoria de Imprensa PMM e divulgação

11/01/2019
Fotos da Notícia: Ato de vandalismo quebra mais de 30 vidros na USF Jardim Flamingo e suspende atendimento