01 JUN 2022
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Com a participação de 22 cidades, Marília sedia o primeiro workshop para dinamização dos polos turísticos – Programa SP em ação

Ocorreu na última terça-feira, 31/05, em Marília o primeiro workshop “Programa Turismo SP em Ação – Estratégias e Oportunidades para dinamização de Polos Turísticos”, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e a FIA – Fundação Instituto de Administração.

Reuniram-se representantes de 22 municípios das Regiões Turísticas Alto Cafezal e Circuito das Nações, que compõem o Polo Pontal Paranapanema, para discutir as principais dificuldades em desenvolver o turismo regional e oportunidades de melhorias.

O encontro faz parte da primeira ação para dinamização dos polos turísticos, que contará, ainda, com encontros inspiracionais e mentorias, nos próximos meses. Os trabalhos e levantamento de diagnóstico resultarão na elaboração do Plano de Ação, que será finalizado em setembro e será uma ferramenta importante para direcionar o planejamento e as atividades de fortalecimento do turismo regional.

“Ficamos muito felizes por nossa Região Turística Alto Cafezal ser uma das 19 RT’s do Estado escolhidas para participar desse Plano de Trabalho e Marília sediar o primeiro worshop, esse dia é histórico”, disse o Prefeito Daniel Alonso.

O evento foi um sucesso e contou com a participação de cerca de 120 pessoas, entre elas representantes públicos e privados dos segmentos que movimentam o turismo e economia da região. A abertura foi feita pelo prefeito municipal Daniel Alonso e Clodomiro Toledo Junior, chefe de gabinete do secretário estadual Vinicius Lummertz.

Marília foi classificada como Município de Interesse Turístico em fevereiro de 2019 e passou a fazer parte do grupo de 210 cidades do Estado consideradas, oficialmente, destinos turísticos e com aporte financeiro do Estado para investimento no segmento. A cidade também é responsável pela interlocução da Região Turística Alto Cafezal, que se reúne periodicamente e tem avançado nas discussões e planejamento do produto turístico regional.

Fotos: Mauro Abreu