Interlocutoras Gabriela Guttier Gava e Danielle Bueno Costa apresentaram aos conselheiros as diretivas do programa
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente se reuniu com o Conselho de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Marília (CADES) na quinta-feira, dia 18, para firmar parceria e discutir novas ações voltadas à sustentabilidade para o município.
As interlocutoras do Programa Município Verde Azul (PMVA), Gabriela Guttier Gava e Danielle Bueno Costa, reuniram-se com o CADES para apresentarem aos conselheiros as diretivas do Programa e desta maneira firmar uma parceria para a execução de novas ações relacionadas ao meio ambiente e a sustentabilidade.
O PMVA é um programa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e tem como meta estimular os 645 municípios do estado de São Paulo a elaborarem e desenvolverem uma agenda ambiental municipal.
As ações são norteadas através da proposição de 10 Diretivas alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, elaborados pela ONU que, consequentemente, integram a agenda ambiental municipal com a agenda estadual, fortalecendo desta forma a busca por um desenvolvimento sustentável.
Na reunião foram apresentadas as 10 diretivas do município VerdeAzul: 1. Município Sustentável, 2. Estrutura e Educação Ambiental, 3. Conselho Ambiental, 4. Biodiversidade, 5. Gestão das Águas, 6. Qualidade do Ar, 7. Uso do Solo, 8. Arborização Urbana, 9. Esgoto Tratado e 10. Resíduos Sólidos. O objetivo da reunião foi somar esforços e elaborar em conjunto algumas ações que contemplem as diretivas que foram apresentadas pelas interlocutoras.
O presidente do CADES e secretário adjunto do Meio Ambiente, Wilson Hakamada, destacou: "Temos um conselho experiente e com muitas experiências ambientais. Esperamos contribuir com o PMVA com ações e também facilitar no que for possível para uma cidade mais equilibrada e sustentável”.
Fotos: Divulgação