Novas ações incluem limpeza, reflorestamento e monitoramento rigoroso para evitar descarte irregular de lixo e soltura de animais
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos, está promovendo a revitalização de áreas públicas com foco no cumprimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) firmados com a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A iniciativa inclui a limpeza, o plantio de mudas nativas, a realização de tratos culturais e, como novidade da atual gestão, o cercamento completo dessas áreas – medida fundamental para garantir a preservação e evitar a degradação ambiental.
Uma das áreas já contempladas com o novo modelo de cercamento está localizada na avenida José da Silva Nogueira Júnior, no Jardim Califórnia, onde aproximadamente 450 metros foram cercados. A próxima intervenção está em andamento na avenida Yasaburo Sasazaki, na zona norte da cidade.
Antes, essas áreas sofriam com descarte de lixo, invasão de animais e depredação. A falta de cercamento comprometia a eficácia das ações previstas nos TACs, mas agora, com planejamento e nova metodologia, a Secretaria tem buscado mais eficiência na proteção e reflorestamento dos espaços públicos.
“A Secretaria está realizando todos os tratos culturais necessários nessas áreas, o que inclui roçagem, controle de formigas, adubação e outras ações que garantem a saúde e o desenvolvimento das espécies nativas. Além disso, estamos fazendo o cercamento e o plantio de novas mudas, promovendo a recuperação ambiental completa desses espaços”, explicou Rodrigo Más, secretário adjunto do Meio Ambiente e Serviços Públicos.
Além das melhorias físicas, as áreas estão sendo monitoradas semanalmente por fiscais da Secretaria. A vigilância tem como objetivo coibir a soltura irregular de animais, o vandalismo e o descarte de lixo. “Quem for flagrado colocando animais nessas áreas será autuado. A Polícia Ambiental será acionada, os animais serão apreendidos e os responsáveis responderão por crime ambiental. Estamos fiscalizando de forma rigorosa para preservar essas áreas e cumprir as exigências dos TACs”, reforçou Rodrigo Más.
O secretário adjunto também fez um apelo à população dos bairros contemplados: “Contamos com o engajamento da comunidade para denunciar quem descarta lixo, coloca animais ou ateia fogo nessas áreas. A formação de áreas verdes melhora a paisagem, valoriza o bairro e contribui com a qualidade de vida de todos. Só temos a ganhar com essa parceria entre o poder público e a população.”
As denúncias podem ser feitas diretamente à Secretaria do Meio Ambiente e Serviços Públicos pelo telefone (14) 3401-2000.
Fotos: Divulgação