06 SET 2022
LIMPEZA PÚBLICA E SERVIÇOS
Prefeito Daniel Alonso quebra tabu e anuncia fim do transbordo dos resíduos sólidos em Marília
Após conquista da Certificação Ambiental, a Prefeitura Municipal de Marília segue destacando-se em ações sustentáveis
O prefeito Daniel Alonso, através de uma administração eficiente e sustentável, realizou a quebra de mais um tabu, anunciando uma grande conquista para Marília. Desde o dia 1º de setembro está decretado o fim do transbordo dos resíduos sólidos, melhorando a qualidade ambiental em nosso município.

“Desde o primeiro dia do nosso governo enfrentamos grandes batalhas quanto às questões dos resíduos sólidos em nossa cidade, corrigindo erros de gestões anteriores e avançando conforme orientam as legislações vigentes. Nossa primeira ação foi limpar toneladas de lixo espalhadas pelas ruas e portas das casas, em todos os bairros, e substituir a frota de caminhões de coleta, que estava sucateada”, afirmou Daniel Alonso.

Segundo ele, toda a equipe de gestores ambientais procurou auxílio junto à CETESB e, de forma ambientalmente correta, foi construída e licenciada a plataforma de transbordo, inclusive com balança própria, para que todo processo fosse realizado de maneira legal e transparente.

“Esse trabalho foi reconhecido pelo Governo do Estado, certificando nossa cidade com o “Selo Verde”, junto ao Programa Município Verde Azul, onde alcançamos 87,16 pontos, ocupando a 31ª colocação no ranking ambiental estadual em 2022. Agora, nesta data, eliminamos o transbordo, onde descompactávamos nossos caminhões de coleta em uma carreta e esta fazia o transporte dos resíduos até sua destinação final, ou seja, um aterro licenciado”, explica o prefeito Daniel Alonso.

O chefe do Executivo segue destacando a importância deste avanço ambiental. “Assumimos o governo e encontramos a cidade em situação lamentável, com muito lixo ocasionando transtornos em todas as regiões da cidade, inclusive causando riscos à saúde da nossa população. Porém, com muito trabalho, dedicação e responsabilidade, fomos alcançando metas preestabelecidas. Colocamos a casa em ordem, limpando toda sujeira e bagunça deixada de forma irresponsável; adquirimos 17 novos caminhões para a realização da coleta; reduzimos a distância do aterro e, agora avançamos, anunciando o fim do transbordo, onde levaremos com nossa frota própria os resíduos coletados até sua destinação final, eliminando o transbordo com carretas terceirizadas. Durante todo esse processo, desde que assumimos o governo, mantivemos a coleta em dia, tratando nossa população de forma digna e cuidando do meio ambiente conforme requer as legislações vigentes”, finaliza Daniel Alonso.

A coleta dos resíduos sólidos domiciliar e sua destinação final são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Serviços, sob a coordenação do secretário Vanderlei Dolce.