O objetivo desta ação é recuperar os mananciais situados em perímetro urbano de Marília
No dia 22 de setembro, em comemoração à Semana da Árvore, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou a recuperação de uma nascente localizada na zona norte da cidade.
O objetivo desta ação é recuperar os mananciais situados em perímetro urbano de Marília, através do plantio de árvores nativas do bioma Mata Atlântica ao redor da nascente.
Segundo o Plano Diretor de Controle de Erosão Rural de Marília, o município possui 1.448 nascentes, sendo aproximadamente 100 nascentes localizadas no perímetro urbano.
Tecnicamente, entende-se por nascente o afloramento natural do lençol freático que irá originar uma fonte de água de acúmulo (represa) ou cursos de água. Popularmente, é um ponto onde a água subterrânea jorra através da superfície do solo e dá início à formação de pequenos riachos, que por sua vez, darão origem aos rios.
Toda nascente representa um ponto por onde parte da água do lençol alcança a superfície do solo, é como se fosse uma torneira do lençol, sempre aberta.
A água é um elemento essencial para a existência de toda forma de vida. Preservar esse bem natural e proteger a biodiversidade é fundamental para a construção de relações humanas com mais equilíbrio com o meio ambiente. Salvar as nascentes que hoje se encontram em risco assegura uma boa qualidade das águas, fortalece a produção de alimentos saudáveis e garante a vida dos rios, indispensáveis para a manutenção da vida não só no campo, mas também nas cidades.
O Projeto Nascentes, criado em 2022, com o apoio do prefeito Daniel Alonso, tem como propósito cercar e reflorestar o entorno das nascentes localizadas no perímetro urbano de Marília, com espécies nativas da região.
A recuperação florestal é necessária para que estas árvores, através de suas raízes, possam absorver maior quantidade hídrica e também auxiliar na percolação da água para o subsolo e desta maneira preservar, recuperar e aumentar a qualidade e quantidade hídrica do lençol freático e por consequência os mananciais. Com o crescimento das árvores a proteção da nascente aumenta, pois torna o acesso mais difícil e com isso a água mais limpa.
Para a Assessora Especial do Gabinete do Secretário de Meio Ambiente e também bióloga, Gabriela Guttier Gava, esta ação é extremamente importante. “Plantar árvores no entorno das nascentes é fundamental para sua conservação, a mata ciliar é fundamental para a preservação dos corpos hídricos, sem essa proteção que se comportam como cílios, os rios e nascentes ficam vulneráveis a escassez de água ou ressecamento, e também a erosões e assoreamentos, que podem em último caso acabar com o afloramento de água, impossibilitando assim o carregamento de riachos e rios.”
Fotos: Divulgação