O objetivo desta ação é recuperar os mananciais situados em perímetro urbano de Marília, através do plantio de árvores nativas
Nesta terça-feira, dia 27 de setembro, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizou a recuperação de uma nascente localizada na zona sul da cidade, no bairro Toffoli.
O objetivo desta ação é recuperar os mananciais situados em perímetro urbano de Marília, através do plantio de árvores nativas do bioma Mata Atlântica ao redor da nascente, contemplando a Área de Preservação Permanente.
Segundo o Plano Diretor de Controle de Erosão Rural de Marília, o município possui 1.448 afloramentos entre nascentes e olhos d’água, sendo aproximadamente 100 nascentes localizadas no perímetro urbano.
A nascente é uma manifestação superficial de lençóis subterrâneos, capaz de dar origem a cursos d’água. Toda e qualquer nascente representa um ponto por onde a água do lençol freático foi capaz de alcançar a superfície do solo. É uma ligação direta entre a superfície a o lençol freático que se encontra na parte subterrânea de Marília.
Falando de maneira popular, é possível comparar a nascente a uma torneira que está sempre aberta.
De acordo com especialistas em hidrografia, não cuidar das nascentes, significa diminuir o número de cursos d’água, o que consequentemente afetaria a vazão desse precioso líquido, prejudicando a capacidade de rios, córregos e lagos.
A água é um recurso natural de valor inestimável. Mais que um insumo necessário à produção e um recurso estratégico para o desenvolvimento econômico, ela é vital para a manutenção dos ciclos biológicos, geológicos e químicos, que mantêm em equilíbrio os ecossistemas. Ela também é uma referência cultural e um bem social básico para a adequada qualidade de vida de todos os seres vivos.
O Projeto Nascentes, criado em 2022, com o apoio do prefeito Daniel Alonso, tem como propósito cercar e reflorestar o entorno das nascentes localizadas no perímetro urbano de Marília, com espécies nativas da região.
Além dessas medidas restauração florestal no entorno das nascentes, é importante cuidar da recarga dessa fonte de água. Prezar pela infiltração de água no solo é uma medida importante para manter o fluxo de vida dessa nascente, por isso, evitar concretar áreas próximas à nascente é uma ótima forma de preservação.
Para a Assessora Especial do Gabinete do Secretário de Meio Ambiente e também bióloga, Gabriela Guttier Gava, esta ação é extremamente importante. “Além do plantio de árvores no entorno das nascentes é necessário olharmos esses espaços com outros olhos, evitar a construção em áreas de preservação permanente é fundamental para que o ciclo hidrológico continue a existir. Marília é rica e abundante nesse recurso, o cuidado desses locais é fundamental para evitar a escassez hídrica no presente e também no futuro.”
Fotos: Divulgação