18 OUT 2022
DIREITOS HUMANOS
Prefeitura realiza formatura do curso de Libras para servidores públicos municipais
Cerimônia aconteceu na última terça-feira no Teatro Municipal e contou com a presença de várias autoridades

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, realizou na última terça-feira, dia 11, a formatura do curso básico de Libras (Língua Brasileira de Sinais), reunindo 60 servidores de diversas secretarias municipais, que receberam o certificado de conclusão.

O evento ocorreu no Teatro Municipal e contou com a presença do Presidente da AADEF (Associação de Atendimento aos Deficientes Físicos), Ângelo Roberto Zanotto; da Coordenadora da Pastoral do Surdo, Ione de Fátima Francisco; além de autoridades, deficientes auditivos, familiares e amigos dos servidores formandos.

Também prestigiaram o evento o vice-prefeito Cícero do Ceasa, representando o prefeito Daniel Alonso; o vereador Élio Ajeka; e Nathália Italiani, Assessora de Gabinete da Vereadora Professora Daniela, que foi a responsável pelo requerimento referente ao curso de Libras para servidores municipais.

Os formandos fizeram apresentações emocionantes com interpretação em Libras das músicas Trem Bala de Ana Vilela; Maior - Dani Black e Milton Nascimento; Girassol – Priscilla Alcantara; Um Mundo Bem Melhor - Do Projeto Um Mundo Bem Melhor de Brasília.

As professoras Inis Prado, Jessica Corrêa e seus alunos escolheram como paraninfos o Chefe de Gabinete Levi Gomes e o secretário da Saúde, Dr. Sérgio Nechar, homenageados com uma placa de prata, contendo a frase “Quem se dedica a criar mundo mais incluso, sabe da sua importância, do tamanho da sua humanidade e da sua missão, portanto, é nosso paraninfo com gratidão”.

“Sinto-me feliz e satisfeito na data de hoje por estar presente neste evento, que é tão importante e que marcará uma nova geração de servidores, devidamente preparados para atender de forma excepcional não só as pessoas ouvintes, mas também as pessoas surdas. É fundamental que possamos prestar nossos serviços municipais a contento de toda população, sem distinção”, disse o vice-prefeito Cícero do Ceasa.

O chefe de Gabinete Levi Gomes agradeceu sua escolha como Paraninfo e ressaltou que haverá continuidade do curso com incentivo aos demais servidores: “A dedicação de vocês não é somente uma questão de inclusão, mas também de amor ao próximo”, afirmou Levi Gomes.
“Gostaria de parabenizar os formandos, a Prefeitura de Marília, a Secretaria de Direitos Humanos e especialmente as professoras Inis e Jéssica, que de forma vocacionada deixaram seu legado, ensinando servidores voluntários que se disponibilizaram em aprender a Língua Brasileira de Sinais, para que as pessoas surdas tenham o atendimento que merecem dentro dos serviços municipais”, disse o secretário da Saúde, Dr. Sérgio Nechar.

O secretário de Direitos Humanos, Delegado Wilson Damasceno, parabenizou e agradeceu aos formandos pela adesão ao curso, e cumprimentou as professoras Inis e Jéssica pelos conhecimentos transmitidos aos servidores municipais, ressaltando a sensibilidade do prefeito Daniel Alonso, pelo “sim” que possibilitou o investimento de recursos humanos, financeiros e espaço público para concretizar a realização deste curso de Libras aos servidores municipais, tal qual já realizado pela secretária Wania Lombardi aos funcionários da Assistência Social, seguindo a proposta apresentada na Câmara Municipal pela Vereadora Professora Daniela: “É de grande importância este atendimento mais humanizado e inclusivo, ou seja, a todos os munícipes que precisam do serviço púbico”, finalizou o Secretário.

As Professoras Inis Prado e Jéssica Corrêa agradeceram o empenho e a disponibilidade dos alunos em aprender a Linguagem Brasileira de Sinais, bem como a Prefeitura e a Secretaria de Direitos Humanos pela oportunidade em poder transmitir seu conhecimento, contribuindo com uma cidade mais inclusiva.