04 NOV 2022
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Complexo Cultural Braz Alécio atrai mais de 2.000 visitantes em apenas uma semana
No Local, que foi totalmente remodelado, funcionam o Museu de Paleontologia e a Galeria Municipal de Artes
O Complexo Cultural Braz Alécio, localizado na Avenida Sampaio Vidal, no centro de Marília, onde ficam o Museu de Paleontologia e a Galeria Municipal de Artes, atraiu mais de 2.000 visitantes em apenas uma semana de funcionamento.

As novas instalações do complexo foram inauguradas na última sexta-feira, dia 28, com as presenças de diversas autoridades, como o prefeito Daniel Alonso; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Regina Alonso; os vereadores Marcos Rezende (presidente da Câmara), Ivan Negão e Elio Ajeka; o paleontólogo William Nava; o presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Marília, Ivan Evangelista Jr; e o diretor do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos, Antônio Vaz Serralha, representando o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia; entre outras.

Durante essa primeira semana, o local recebeu visitantes de países como Holanda, Portugal, Espanha e Líbano; dos estados do Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul; além de diversos municípios paulistas.

A Prefeitura de Marília, por meio das secretarias municipais da Cultura e do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, lembra que o horário de funcionamento do Complexo Cultural é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 13h às 18h.

A reforma do Museu de Paleontologia contou com verba do Governo Estadual depois que Marília conquistou o título de MIT (Município de Interesse Turístico), através da Secretaria Municipal de Trabalho Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Comtur.

Já a remodelação completa do prédio do novo Centro Cultural contou com a ajuda de empresas marilienses, como Marilan, Menin Engenharia, Cola Bem, Maripav, Construtora LEI, Grupo Amaralina, Acinco Incorporadora, entre outras, além de recursos municipais viabilizados através da Secretaria da Cultura.

“O complexo está muito atrativo e o grande número de visitantes nessa primeira semana de funcionamento comprova isso. Estamos satisfeitos, pois conseguimos tornar realidade esse sonho do mariliense, com a parceria do governo e também de empresários de nossa cidade. Convido àqueles que ainda não compareceram para que venham conhecer o Museu de Paleontologia, referência de Marília para todo o país, e também a Galeria de Artes”, disse o prefeito Daniel Alonso.

GALERIA

A Galeria Municipal de Artes tem um amplo espaço destinado a abrigar exposições temporárias individuais ou coletivas de artistas plásticos, escultores e fotógrafos de Marília e de outras cidades, exposições de acervo próprio.

A Galeria contará ainda com reserva técnica para abrigar o acervo e sala administrativa. Os espaços expositivos contam com climatização e projeto de iluminação próprios para estes locais.

MUSEU

Já o Museu de Paleontologia de Marília, que está às vésperas de completar 18 anos, é hoje um espaço científico e turístico conhecido em todo o Brasil.

A remodelação consistiu em novas vitrines para o acervo, iluminação adequada, paredes em gesso, ar condicionado, sistema de som, adesivos ilustrativos e réplicas de dinossauros, além de tecnologias que foram desenvolvidas pela empresa Sala 33, o que garante melhor interação do público com a história dos dinossauros.

A réplica do Dino Titã fica na área externa do museu e tem 3,90m de altura por 12m de comprimento, pesa quase 1.000 kg e demorou 120 dias para ser confeccionada. Já a réplica do Abelissauro tem 1,80m de altura por 4m de comprimento e fica dentro do Museu - ela ficou pronta em 90 dias.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.  “A gestão do prefeito Daniel está de parabéns por essa importante obra e o cidadão mariliense aprovou, tanto é que em apenas uma semana tivemos mais de 2.000 pessoas conhecendo o novo complexo cultural. Reforço o convite para que a população venha visitar o Museu de Paleontologia e a Galeria de Artes.”

Fotos: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Marília