10 FEV 2023
A Divisão de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde de Marília comunica que não houve negligência no caso que envolveu um cavalo localizado em estágio terminal dentro de uma propriedade particular na zona Leste da cidade, na última segunda-feira, dia 6 de fevereiro. Diferentemente da postagem mantida por uma internauta, que trouxe informações equivocadas, o órgão esclarece os seguintes pontos:

- O equino em questão é de posse de criador particular e, no momento da abordagem, encontrava-se dentro de um pasto de propriedade privada, no caso, este imóvel localizado nas imediações do Bosque Municipal Rangel Prietraroia é de propriedade de uma construtora e, o mesmo, encontra-se neste momento em estágio de litígio. O fato de estar no interior de um terreno particular, em momento algum, impediu que a Divisão de Zoonoses cumprisse todo o protocolo de atendimento nesses casos.

- Imediatamente após ser acionada por ligação telefônica, a Divisão de Zoonoses deslocou equipes de médicos veterinários, técnicos e servidores de apoio até o local. Ao chegar ao pasto particular – devidamente cercado – a equipe iniciou o cumprimento do protocolo para atendimento a equinos. Houve a constatação de possível caso de raiva equina ou tétano. Em ambos os casos, o protocolo recomenda a não remoção do animal suspeito, bem como a eutanásia. Importante explicar que a raiva equina é transmitida ao homem e, uma vez suspeitada a doença, o equino deve ser isolado, mantido em observação e, caso esteja em processo de sofrimento ou em estágio agonizante, ser sacrificado mediante processo supervisionado de eutanásia ética. Seu cérebro removido e enviado para análise laboratorial. No caso deste cavalo, os exames ainda não foram conclusivos e, portanto, permanece ainda a suspeita de raiva.

- Durante todo o período do atendimento e abordagem, os técnicos da Divisão de Zoonoses realizaram as ações obrigatórias, comunicando tanto a Defesa Agropecuária Animal, órgão da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento responsável pela saúde dos animais de grande porte, Defesa Civil de Marília, bem como a Secretaria Municipal de Limpeza Pública para apoio logístico e operacional. Tanto que o local foi devidamente isolado com faixas de advertências e o corpo do equino coberto com lona plástica.

- Quem eventualmente manteve contato com este animal deve, imediatamente, procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Tanto a raiva equina, quanto o tétano são transmissíveis ao homem e as autoridades sanitárias precisam ser informadas das possíveis suspeitas.

- A Divisão de Zoonoses de Marília está localizada na avenida Sargento Ananias, nº 966, e o telefone para mais informações é (14) 3401-2054.

Foto: Arquivo/PMM