Clique aqui e consulte nossas políticas.
27 ABR 2023
OBRAS PÚBLICAS
Obras para as novas marginais de Nóbrega/Maracá desviarão tráfego na rodovia SP-294 por período de 150 dias
Plano operacional, que inclui fechamento de passagem inferior, será colocado em prática pela concessionária Eixo
As obras de R$ 140 milhões que resultarão na construção de novas vias marginais interligando os novos bairros de Nóbrega (como Vida Nova Maracá e Jardim Montana), passarelas, viadutos e até mesmo uma ciclovia, conquistadas pela gestão do prefeito Daniel Alonso, vão desviar o tráfego na rodovia SP-294 por um período de 150 dias, conforme informou a concessionária Eixo, responsável pela nova infraestrutura. A nova rota começará a ser adotada a partir de domingo, dia 30 de abril.

A companhia elaborou um projeto de sinalização permanente por todo o período de obras, uma vez que haverá o fechamento da passagem inferior localizada no quilômetro 463, mais 200 metros, da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). As novas vias marginais serão implantadas entre o quilômetro 458 e o quilômetro 477, abrangendo além de Marília, também Oriente. “No caso em específico - a passagem localizada no km 463+200 metros - trata-se da demolição e construção de nova OAE em galeria, no mesmo local, transversal”, comunicou a Eixo. A sigla OAE significa Obra de Arte Especial. Em logística e rodovia, obras de arte correspondem a estruturas que têm por finalidade transpor obstáculos, tais como avenidas, vales, rios, entre outros.

“As obras foram conquistas de nossa administração e de toda a comunidade de Marília. Desde o início, com centenas de assinaturas de abaixo-assinado, depois, com reuniões com a comunidade, participações massivas em audiências públicas e a finalização com a elaboração de todo o projeto”, garantiu o prefeito Daniel Alonso. As novas marginais, viadutos, passarelas e ciclovias somam-se às obras e equipamentos já entregues pela sua gestão às famílias de Nóbrega, Vida Nova Maracá, Jardim Montana e Trieste Cavichioli, incluindo três escolas, duas unidades de saúde - sendo uma de nível III, bem ampla -  dois poços de água, iluminação toda em LED e passarela para segurança dos pedestres.

“As famílias sabem que estes residenciais foram entregues pela administração anterior sem nenhuma estrutura, sem qualquer posto de saúde, escolas ou estrutura de apoio. Realmente era triste ver a falta de equipamentos públicos nos novos bairros de Nóbrega, principalmente escolas para as crianças. Faltava também mobilidade para chegar ao local, o que estamos corrigindo totalmente agora”, disse.

Sinalização

A concessionária Eixo compôs uma estratégia de sinalização conforme os critérios e padrões do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER). A sinalização de longa duração orientará o desvio do tráfego e a faixa 1 das pistas Leste-Oeste será separada por sinalização de solo [duplo amarelo], com o tráfego da rodovia sendo conduzido em via de mão dupla pelas faixas de rolamento. Haverá divisão de fluxos opostos por implantação de sinalização horizontal e vertical. Já as faixas 2 das pistas Leste-Oeste e suas faixas de domínio serão utilizadas para a implantação da obra.

Os usuários que estiverem na rodovia SP-294 terão como opção de acesso ao bairro Maracá - no sentido Marília-Oriente - o dispositivo de retorno, localizado no quilômetro 466 - ou seja, três quilômetros após a entrada utilizada atualmente. Usuários que estiverem na rodovia terão como opção de acesso ao bairro Padre Nóbrega - no sentido Oriente-Marília - o dispositivo de retorno localizado no quilômetro 461 - Parque Ecológico - ou seja, dois quilômetros após a entrada utilizada atualmente.

“Importante destacar que não haverá outra opção de acesso seguro aos usuários diferente da solução do plano operacional apresentado e aprovado junto Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e Polícia Militar Rodoviária. O tráfego será monitorado com o apoio da equipe de tráfego da concessionária e, caso seja constatada qualquer condição anormal, a Gerência de Sinalização e Segurança, da Artesp, será imediatamente comunicada”, concluiu a concessionária Eixo.

Fotos: Mauro Abreu

Noticia cestas-basicas-de-alimentos-comecam-a-ser-entregues-pela-prefeitura-municipal-de-marilia
Há 19 horas
Cestas básicas de alimentos começam a ser entregues pela Prefeitura Municipal de Marília aos mais de 5,5 mil servidores nesta segunda-feira, dia 17 de junho