12 MAI 2023
CULTURA
Secretaria Municipal da Cultura exibe ‘O cortiço’ neste sábado, dia 13, às 18 horas
O filme de 1978 poderá ser assistido através do link e a programação online prevê a realização de bate-papo
Com apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Marília, o programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som) promove neste sábado, dia 13 de maio, às 18 horas, a exibição do longa-metragem ‘O cortiço’ (Brasil, 1978). A obra é inspirada no livro de mesmo nome escrito por Aluísio de Azevedo. Um dos principais romances da Literatura Brasileira, ‘O cortiço’, frequentemente, tem questões em vestibulares, processos seletivos e até mesmo no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O filme poderá ser assistido por meio do link de acesso direto na página do Pontos MIS no Vimeo do MIS: https://vimeo.com/showcase/sessao-bate-papo-de-cinema-pontos-mis e o bate-papo acontece no canal do MIS no YouTube. O programa Pontos MIS é uma iniciativa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som que, em Marília, tem apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura. Com direção de Francisco Ramalho Júnior, ‘O cortiço’ tem 1h50min de duração, classificação etária de 16 anos e definido pelo gênero drama/comédia. O diretor, Ramalho Júnior, e a diretora e roteirista Giuliana Monteiro participarão do bate-papo.

A roda de conversas com realizadores, jornalistas e diretores faz parte do programa Pontos MIS, que muitas vezes também apresenta pesquisadores e críticos de cinema para analisar a obra e apresentar curiosidades sobre a produção. Baseado no romance de Aluísio de Azevedo (1857-1913), o filme narra a história da moradora do cortiço Rita Baiana. O local pertence ao português João Romão. Ao se apaixonar por Jerônimo, jovem lusitano recém-chegado ao Brasil, Rita Baiana acaba em um jogo de paixões que termina em tragédia. Considerado como obra-prima de Aluísio de Azevedo, o livro narra a vida e as condições precárias dos moradores de duas habitações coletivas.