09 AGO 2023
TRABALHO E DESENV. ECONÔMICO
Turismo de Marília recebe inscrições para Rotas Gastronômicas até 25 de agosto
Programa de Valorização da Gastronomia Paulista ‘Sabor de SP’ vai contemplar restaurantes e produtores locais com documentários e ampla divulgação
A Secretaria Municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Marília, em parceria com o Governo do Estado, iniciou o período de inscrições locais para o mapeamento paulista das ‘Rotas Gastronômicas’ e convida proprietários de restaurantes e produtores do ramo de alimentação para a iniciativa. Até o próximo dia 25 de agosto, os marilienses poderão entrar em contato com a pasta de Turismo manifestando interesse na participação.

De acordo com as informações da secretária-adjunta de Turismo de Marília e interlocutora da RT (Região Turística) Alto Cafezal, Fernanda Violante, a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo lançou o Programa de Valorização da Gastronomia Paulista “Sabor de SP”, que envolve a participação das RTs (Regiões Turísticas). Com o objetivo de formatar, desenvolver e promover produtores e estabelecimentos gastronômicos, até o final do ano, serão lançadas mais três novas rotas gastronômicas, totalizando até 2024, 10 roteiros turísticos gastronômicos, que aquecerão a economia de 28 regiões turísticas do Estado.

“A RT Alto Cafezal é composta por Marília, Vera Cruz, Garça, Gália e Ocauçu, e nossa região deverá indicar no mínimo 30 participantes para o programa estadual. Cada cidade ficará responsável, até o próximo dia 25, por indicar seus restaurantes e produtores de alimentos, como café, milho, cachaças artesanais e outros segmentos. A inscrição e participação são gratuitas. A pasta estadual, em parceria com o Mesa SP, selecionará 30 representantes da RT e enviará um corpo técnico para avaliar ‘in loco’ e escolher 15 finalistas”, explicou.

O Programa “Sabor de São Paulo” divulgará a diversidade gastronômica do Estado, realçando a autenticidade, a cultura e a história da gastronomia paulista, através dos mais emblemáticos produtores e restaurantes, envolvendo 240 cidades. “O programa acontecerá em três etapas e durante uma semana. Será a ‘Semana Sabor de SP’, uma grande e incrível jornada gastronômica, que se estenderá até o início de 2024. Os 15 selecionados de cada RT serão beneficiados com a produção de um vídeo-documentário sobre o produto apresentado, além de ampla divulgação estadual”, divulgou a assessoria da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

A primeira etapa da Semana Sabor de SP terá a realização de uma Press Trip com jornalistas e influenciadores de turismo, gastronomia e turismo rural e agentes de viagem. No total, serão 10 viagens, uma em cada rota gastronômica, durante cinco dias, percorrendo os estabelecimentos dos 15 representantes de cada Rota Gastronômica e os principais atrativos turísticos das cidades onde estão esses atores.

O secretário municipal do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora, ressalta que a Secretaria Municipal de Turismo está à disposição para informar, explicar, orientar e ajudar a todos os interessados. Para o prefeito de Marília, Daniel Alonso, o projeto vem de encontro ao potencial de Marília, que se beneficia de uma rede gastronômica variada e de excelência. “É uma oportunidade para os empreendedores fazerem parte da Rota Gastronômica do Estado. Tenho certeza de que nossa cidade será bem representada, assim como a região, que conta com produtores de diversos segmentos gastronômicos”, destacou.

Os interessados de Marília em participar da seletiva podem entrar em contato pelo WhatsApp (14) 99627-5956 e tratar o assunto com o assessor da Secretaria de Turismo, Gustavo César, que enviará um formulário de inscrição para preenchimento. Mais informações podem ser obtidas pelos sites www.sppratodos.com.br/sabordesaopaulo e www.turismo.marilia.sp.gov.br.