11 AGO 2023
SAÚDE
Unidade de saúde aberta à noite no “Melhor Horário” ampara a população e atende 10 mil pacientes de toda a cidade
Inovação na saúde pública foi idealizada pelo ex-secretário da Saúde, médico Sérgio Antonio Nechar e implantada pelo prefeito de Marília Daniel Alonso no começo deste ano
Uma das maiores inovações na saúde pública do município de Marília foi implantada no começo desse ano, o programa “Melhor Horário para o Trabalhador”, por oferecer atendimento médico em atenção primária ou básica pela primeira vez em horário noturno, das 17h às 22h. A primeira unidade a ter o horário estendido foi a unidade do Nova Marília, na zona Sul. O atendimento começou em 19 de janeiro e até o final de julho o posto de saúde contabilizou 9.284 procedimentos realizados, em uma média de 66 pacientes por dia, vindos de toda parte da cidade de Marília.

Para o prefeito Daniel Alonso, o programa “Melhor Horário para o Trabalhador” tem como objetivo principal oferecer horários alternativos para trabalhadores que necessitam apenas de atenção básica em saúde, reduzindo a demanda de baixa complexidade do PA Sul e da UPA Norte. “É um projeto que começou na zona Sul, mas estamos trabalhando para que seja contemplado nas outras regiões da nossa cidade”, afirmou.

O secretário municipal da Saúde, Dr. Osvaldo Ferioli Pereira, acompanhou a instalação do projeto ainda no ano passado, quando era adjunto do Dr. Nechar. Após assumir a pasta no começo do ano, vem acompanhando de perto esta inovação. “A saúde da população se faz com ações concretas, com medidas que se encaixem ao cotidiano da população. Ao criarmos um atendimento após o horário comercial, facilitamos o acesso à saúde”, declarou.

A enfermeira responsável pelo terceiro turno de atendimento na UBS Nova Marília, Carolline Matias, relatou que no começo a população confundia o atendimento do “Melhor Horário”, achando que era o mesmo do pronto-atendimento, contudo, aos poucos foram compreendendo que a proposta é de uma unidade de saúde em atenção básica, mas a noite.

De acordo com ela, por ser uma novidade e ainda não haver um fluxo organizado, o atendimento vem ocorrendo em sua maioria de forma espontânea. “Vemos uma procura variada, tanto de crianças como de adultos, sendo que a maior procura é entre 20 e 59 anos, com maior fluxo de segunda a quinta feira. A demanda é espontânea, mas queremos ampliar os agendamentos”, contou. Carolline Matias salientou que a maioria dos pacientes é da Zona Sul, porém vem gente à procura de médico ou enfermeiro de regiões mais distantes, como Maracá, ao Chico Mendes, do Aeroporto ao São Judas, do Castelo Branco à Cascata e até da zona Norte e Santo Antonieta.

Números

De janeiro a julho foram 9.284 procedimentos realizados, sendo 3.328 procedimentos de enfermagem, envolvendo desde aferição de pressão arterial, vacina, curativo simples, teste de glicemia ou administração de medicamentos. O mês de maior atendimento foi maio, com 750 procedimentos realizados. A unidade noturna realizou também 5.956 procedimentos individuais de médicos ou enfermeiros, seja por acolhimento em enfermagem ou atendimento médico, reavaliação médica após procedimentos, consulta de enfermagem, consulta médica agendada ou demanda espontânea. Foram 2.903 procedimentos realizados por enfermeiros e 3.053 realizados por médicos.

O Melhor Horário para o Trabalhador implantado na UBS Nova Marília, avenida Mem de Sá, n.º 360, oferece três médicos – dois clínicos gerais e um pediatra -, além da equipe de enfermagem. Em breve o projeto será expandido para outras três unidades, abrangendo assim as quatro regiões da cidade. São elas: UBS Chico Mendes (rua Amador Bueno, 1.085), UBS Santa Antonieta (rua Berta de Camargo Vieira, 595) e UBS São Judas Tadeu (rua Ribeirão Preto, 510).

Noticia secretaria-municipal-de-saude-de-marilia-inicia-reforma-na-usf-do-distrito-de-rosalia-e
Há 20 horas
Secretaria Municipal de Saúde de Marília inicia reforma na USF do distrito de Rosália e atendimento aos pacientes não será interrompido no período dos trabalhos
Noticia servidores-das-secretarias-municipais-da-saude-e-educacao-de-marilia-apresentam