Evento promovido em Campinas/SP definiu os representantes marilienses que foram indicados para a edição nacional
Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a cidade de Campinas/SP, sediou a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT), realizada no Hotel Nacional Inn Campinas Trevo.
Com o tema central “A Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, o evento constituiu uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional, prevista para agosto deste ano. A Conferência teve como objetivo central discutir e propor diretrizes para o fortalecimento das políticas estadual e nacional de saúde do trabalhador, com ênfase na participação popular, no controle social e na garantia do direito à saúde no mundo do trabalho.
A delegação de Marília marcou presença ativa no evento e teve a oportunidade de dialogar diretamente com importantes autoridades da saúde pública, entre elas: Roque Manoel Veigas, representante do Ministério da Saúde; Fernanda Lou Sans Magano, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS); e Belfari Garcia Guiral, secretário-executivo do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e executivo público da Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP).
Durante o evento, os representantes de Marília relataram os avanços na rede de saúde do município, destacando as ações da gestão do prefeito Vinícius Camarinha, os esforços conjuntos da secretária municipal de saúde, Paloma Libanio, e o apoio do COMUS (Conselho Municipal da Saúde). Foram abordados os desafios enfrentados pela Secretaria Municipal de Saúde e os novos projetos em andamento.
A delegação também apresentou o trabalho desenvolvido pela equipe de Saúde Mental de Marília, coordenado pela responsável técnica Adriana Magali Dezotti Batista, terapeuta ocupacional. Destacaram-se as ações dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e as iniciativas de promoção da saúde mental e prevenção do suicídio.
O psicólogo Wellington Aparecido Silva, coordenador do Núcleo de Apoio e Prevenção ao Suicídio de Marília, relatou as ações desenvolvidas pelo núcleo e compartilhou informações sobre sua pesquisa de mestrado em Psicologia pela UNESP de Assis, voltada à reinserção psicossocial de pessoas após tentativas de suicídio. A diretora do SUS, Fernanda Lou Magano, elogiou o trabalho e se comprometeu a colaborar com o fornecimento de dados nacionais para subsidiar os artigos científicos do pesquisador.
Outro ponto discutido foi a situação da luta antimanicomial no município e os desafios enfrentados pela rede pública na garantia de uma política de cuidado em liberdade.
Marília na Etapa Nacional
Ao final da conferência, a delegação da DRS IX – Marília foi convocada para representar o estado de São Paulo na etapa nacional, que ocorrerá em Brasília. Os(as) delegados(as) eleitos foram:
Maria Aparecida Alves de Oliveira e Wellington Aparecido Silva – representantes da gestão e prestadores de serviço;
Aline Francielle de Souza Bento e Luiz Henrique Campos – representantes dos trabalhadores;
Amélia Aparecida dos Santos Guedes, Eliza Aparecida Bezerra dos Santos, Jocieli Valgas dos Santos e Silvana Moreira Battaglioti – representantes dos(as) usuários(as).
“Durante toda a conferência, o prefeito Vinícius Camarinha e a secretária Paloma Nunes mantiveram constante contato com a nossa delegação, demonstrando apoio e comprometimento com o fortalecimento da política de saúde do trabalhador”, comentou o pesquisador Wellington Aparecido Silva.
Destaque Estadual
A delegação de Marília foi a única uniformizada durante a Conferência, o que chamou a atenção de diversas outras delegações. Muitos participantes procuraram o grupo para conhecer melhor as ações desenvolvidas na cidade. A apresentação organizada e o engajamento da equipe renderam elogios tanto das demais delegações quanto da comissão organizadora do evento.
“Ficamos extremamente satisfeitos com a participação da nossa delegação na Conferência Estadual e também felizes com a indicação dos representantes para a edição nacional. A presença, nestes eventos, é importante para que possamos apresentar as nossas propostas e os bons projetos realizados pelo município”, finalizou a secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio.
Fotos: Divulgação