A qualificação foi elaborada para os 62 titulares e suplentes, abordando temas como SUS, Rede de Saúde, Papel do Conselho e Controle Social
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, convida os 62 conselheiros municipais de Saúde a participar da segunda etapa de capacitação e qualificação de seus membros, uma iniciativa do governo municipal do prefeito Daniel Alonso para auxiliar e instrumentar esse órgão. O Conselho Municipal de Saúde é responsável pela formulação e execução da política municipal de saúde. O Núcleo de Educação Permanente de Marília (Nepem) da Secretaria Municipal da Saúde de Marília construiu a qualificação juntamente com os conselheiros em 2022.
O núcleo é responsável por apoiar e oferecer suporte às ações de Educação na Saúde, capacitar em serviço, junto aos técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, auxiliando na formação dos profissionais da área da saúde, como também para os membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS). O Conselho Municipal de Saúde, por sua vez, tem importante papel na formulação e execução da política municipal de saúde, acompanhando tanto os aspectos econômicos e financeiros, quanto contribuindo nas estratégias, na promoção e no controle social. O funcionamento do CMS prevê reuniões plenárias mensais e extraordinárias.
“A qualificação tem o objetivo de promover o exercício da cidadania, favorecer a compreensão do Sistema Único de Saúde, o SUS, oferecendo instrumentos de participação e controle social”, destacam as servidoras envolvidas nesse processo, a psicóloga Ana Cláudia Tolentino Pires, responsável pelo Nepem, e a enfermeira Mirela Volponi Duarte.
A qualificação foi categorizada em quatro temas: ‘Conselho e Papel do Conselheiro’, ‘Controle Social’, que foram trabalhados em 2022, ‘Financiamento do SUS e Repasses de Verbas’ e ‘Rede de Saúde’, que serão abordados nesta retomada da qualificação em 2023, nos dias 16 de agosto, 20 de setembro, 18 de outubro e 22 de novembro, sempre das 17h30 às 19h, no auditório da Secretaria Municipal da Saúde.
“A Secretaria Municipal da Saúde busca oferecer os conhecimentos e saberes técnicos necessários para que os conselheiros possam aprimorar ainda mais sua participação e acompanhamento da política de saúde no município”, garantiu o secretário municipal da Saúde, o médico Dr. Osvaldo Ferioli Pereira.
Fotos: Divulgação