29 AGO 2023
CULTURA
VII Conferência Municipal da Cultura de Marília elege os novos conselheiros do Conselho Municipal da Cultura
Realizada em 16 de agosto, a primeira etapa da plenária promoveu debate. Nova fase está prevista para sábado, dia 2
Organizada no dia 16 de agosto, uma quarta-feira, pela Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura, a VII Conferência Municipal da Cultura de Marília elegeu novos conselheiros do Conselho Municipal da Cultura de Marília. A plenária aconteceu no Teatro Municipal de Marília ‘Waldir Silveira Mello’ e contou com participações de trabalhadores da cultura, artistas e coletivos. A próxima fase da conferência está prevista para sábado, dia 2 de setembro. A programação começa às 9h, com credenciamento e café da manhã. Além de debates e mesa redonda, apresentações também estão previstas.

O Conselho Municipal da Cultura, entidade que organizou a VII Conferência em conjunto com a Prefeitura e Secretaria Municipal da Cultura, possui entre suas principais atribuições propor e aprovar - a partir de decisões tomadas nas plenárias - as diretrizes gerais do Plano Municipal de Cultura, além de acompanhar sua execução. Apreciar e aprovar as diretrizes gerais relativas a assuntos culturais do Município, checar o funcionamento dos seus instrumentos, em especial o Fundo de Apoio à Cultura e fiscalizar a aplicação dos recursos recebidos decorrentes de transferências federais.

A primeira etapa da conferência, realizada em 16 de agosto, foi aberta pelo secretário municipal da Cultura, André Gomes, que explanou sobre a importância da cultura nas suas dimensões cidadã, simbólica e de desenvolvimento. “Queremos promover o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores e demais protagonistas da cultura, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo de opiniões”, comentou.

Durante a plenária, o presidente do Conselho Municipal da Cultura de Marília, Antônio Primo, apresentou um balanço de atuação da entidade no período da gestão 2021/2023, detalhando a atuação em momentos importantes do setor cultural mariliense. Reforço, também, a vontade de que o Conselho Municipal da Cultura tenha o caráter deliberativo, o que é também uma vontade da Secretaria Municipal da Cultura de Marília. Além de construir debates, assuntos foram propostos para serem analisados e direcionados, como a revisão da legislação vigente e que abarca o setor cultural, bem como a criação da Lei de Fomento à Cultura. Outro ponto de destaque foi a eleição de novos representantes para o órgão. Setores como artes cênicas, artes plásticas, audiovisual/fotografia, artesanato, canto coral, cultura popular, história e patrimônio arquitetônico, literatura, música, produtores culturais e entidades estudantis receberam novas indicações, além dos quatro outros membros que seguem nos seus respectivos cargos: Cristiano Lemos Soares (Audiovisual), Marilis Custódio Lima (Cultura Popular), Antônio Carlos C. e Silva (História e Patrimônio) e Rodrigo Camargo Aurélio Mendonça (Música).

Os eleitos da sociedade civil para o conselho foram: Márcio Martins de Oliveira (artes cênicas, teatro, dança e circo), Guilherme Felipe Belém Diniz (artes plásticas), Patrícia Silveira Malheiros (audiovisual e fotografia), Luiz Augusto Sândalo Júnior (artesão), Antônio Aparecido Primo (canto coral), Luciano de Oliveira (cultura popular), Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano (história e patrimônio arquitetônico), Marleide M. de Jesus (literatura e bibliotecas), Regina Maria dos Santos (música), Gustavo Henrique Mendonça Nunes (produtores culturais) e Edson Thiago Rossi (entidades estudantis).

A nova formação do conselho desempenhará um papel fundamental na formulação, acompanhamento e fiscalização das políticas culturais do Município, visando garantir que as políticas culturais estejam alinhadas com as demandas atuais e futuras da comunidade, proporcionando um ambiente propício ao desenvolvimento artístico e cultural.

2ª etapa

Programada para acontecer no próximo sábado, dia 2 de setembro de 2023, a segunda etapa da VII Conferência Municipal da Cultura de Marília terá como tema ‘Democracia e Direito à Cultura’, mesmo tema da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). A plenária será realizada a partir das 9 horas no Teatro Municipal ‘Waldir Silveira Mello’, com previsão de término às 17 horas. A programação incluirá credenciamento, café da manhã, apresentação musical ‘Chorinho Otávio Capriolli e Marcelo Beato’, mesa de debate ‘Democracia e Direito à Cultura’ e texto-base nacional e municipal, debate do plano municipal de Cultura e metas para o próximo biênio, coffee break, aprovação do relatório final da conferência, eleição dos delegados para a conferência estadual e encerramento com apresentação do rapper ‘O Mabeco’.

Fotos: Divulgação

Noticia 2-torneio-de-estilingue-no-distrito-de-avencas-promove-arrecadacao-de-alimentos
Ontem
2º Torneio de Estilingue no distrito de Avencas promove arrecadação de alimentos não-perecíveis para o Fundo Social de Solidariedade de Marília