Clique aqui e consulte nossas políticas.
25 SET 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Marília divulga capacitação virtual sobre trabalho escravo e tráfico de pessoas realizada pelo Ministério Público do Trabalho
Capacitação será realizada no dia 26/09, das 9h às 11h pelo aplicativo Microsoft Teams
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, divulga capacitação virtual promovida pelo Ministério Público do Trabalho sobre o trabalho escravo e o tráfico de pessoas.

Dados do Relatório Nacional sobre o Tráfico de Pessoas, divulgado em 2021 pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, apontavam que 1.811 brasileiros foram traficados entre 2017 e 2020. No entanto, os números podem ser bem maiores, em razão de subnotificações e de delitos não desvendados. De acordo com as informações coletadas para a pesquisa, o maior objetivo do crime de tráfico humano interno e internacional é o trabalho análogo à escravidão. O estudo mostrou ainda que alguns grupos são mais suscetíveis ao tráfico de pessoas, como mulheres, migrantes, pobres e desempregados.

Diante de dados tão alarmantes, o Procurador do Trabalho da 15ª Região lotado em Bauru, Dr. Marcus Vinicius Gonçalves, decidiu realizar capacitação virtual afeta à temática “trabalho escravo e tráfico de pessoas”, para o dia 26/09/2023, das 09h às 11h, com a parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social na divulgação para que a informação alcance o maior número possível de pessoas.

A capacitação é destinada a representantes das rodoviárias e dos aeroportos, todos aqueles envolvidos no transporte público, bem como representantes das empresas terceirizadas lá presentes, tais como limpeza, vigilância, entre outros que atuem nas rodoviárias e aeroportos e nos serviços por meio deles prestados.

Além dos segmentos citados acima, também são convidados os serviços prestados pela assistência social, direitos humanos, Ongs e instituições voltadas à prevenção ao trabalho escravo e tráfico de pessoas.

A capacitação será disponibilizada pelo aplicativo Microsoft Teams através do link: https://link.mpt.mp.br/7Lebvek e os participantes terão direito a certificação.
“Em visita ao Dr. Dr. Marcus Vinicius, na cidade de Bauru, no mês de agosto, dentre vários assuntos conversamos a respeito do trabalho escravo e tráfico de pessoas. Na oportunidade, o procurador comentou que faria esta capacitação virtual e nos convidou a acompanhar. Por se tratar de assunto de extrema importância, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Marília está apoiando a capacitação, fazendo a divulgação da ação a todos que se interessarem”, destacou o Secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno.

“Este intercâmbio com outras instituições públicas e a parceria entre elas é fundamental para que, juntos, consigamos encontrar caminhos para reduzir o sofrimento de tantas pessoas e de famílias que ficam desesperados sem saber o paradeiro de seus entes queridos” ressaltou o prefeito em exercício, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa.

Segundo o Tribunal Regional do Trabalho, em 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu a data de 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O objetivo é estimular a conscientização e promover direitos para as vítimas desse crime, que atinge mais de 40 milhões de pessoas no mundo e é considerada a terceira maior atividade ilícita no globo, ficando atrás apenas dos comércios ilegais de drogas e armas.

Para obter informações sobre o tráfico de pessoas ou fazer uma denúncia, o procurar informou que pode ser utilizado o “disque 100” ou ligar para o número “180”. O sigilo é garantido para os denunciantes.

Foto: Divulgação
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-e-secretaria-municipal-de-assistencia-e-desenvolvimento
Há 2 dias
Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social realizam programação especial no Mês da Mulher