03 OUT 2023
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília recebe confirmação da variante EG.5.1.1 covid 19 em Marília
Nova variante foi confirmada segunda-feira, dia 2 de outubro, em uma mulher de 44 anos, que já se curou e passa bem
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde, informa que o Ministério da Saúde confirmou um caso positivo local para a variante E.G.5.1.1 da Covid-19 no município.

O caso investigado pela Vigilância Epidemiológica é de uma paciente do sexo feminino, de 44 anos, sem registro de deslocamento (viagem) para outras cidades, fato que define a transmissão local. Ela apresentou sintomas iniciais no dia 30 de agosto, com mialgia, cefaléia, odinofagia e tosse seca, evoluindo para a cura sem sintomas graves que exigissem internação. Os exames foram coletados em 4 de setembro, enviados ao Laboratório Adolfo Lutz, responsável pela confirmação da variante. A paciente possuía vacinação incompleta (até a 1ª dose de reforço).

A Vigilância Epidemiológica monitora e avalia semanalmente a situação epidemiológica, seguindo todas as recomendações da Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Se torna cada dia mais importante a vacinação completa”, disse a reponsável pela Vigilância Epidemiológica, Alessandra Arrigoni.  Em caso de sintomas, o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima, e assim que possível, completar o esquema vacinal para a idade ou condição de saúde.

“A nova subvariante é preocupante principalmente nos grupos de risco. Esta variante foi recentemente identificada em São Paulo, porém era a linhagem que estava no Japão e nos Estados Unidos com maior ocorrência”, explicou. Segundo ela, a covid-19 veio para ficar e a vacinação deverá ser levada mais a sério para que na iminência do surgimento de subvariantes, o Município não fique em alerta por conta de índices vacinais ruins como o da vacina bivalente.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024