Clique aqui e consulte nossas políticas.
30 OUT 2023
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília inaugura a 12ª Sala de Amamentação da rede municipal de Educação, na Curumim
Ambiente climatizado proporciona às mães trabalhadoras total conforto para a amamentação dos filhos
A Prefeitura Municipal de Marília, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria de Saúde e o Banco de Leite Humano de Marília inauguraram na manhã de sexta-feira, dia 27 de outubro de 2023, a 12ª Sala de Amamentação da rede municipal de ensino. Instalada na Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Curumim, no centro, a sala recebeu o nome ‘Espaço de Afeto’ e foi concebida a partir do termo de cooperação técnica entre as pastas da Saúde e Educação, com auxílio financeiro mediante doações de empresas.

A inauguração da 12ª Sala de Amamentação da rede municipal de ensino de Marília contou com as presenças do vice-prefeito de Marília, Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), vereadores Professora Daniela (PL), Dr Elio Ajeka (PP) e Marcos Rezende (PSD), representando o Poder Legislativo de Marília, secretários municipais Helter Bochi (Educação) e Dr Osvaldo Ferioli Pereira (Saúde), enfermeira Sandra Domingues, responsável pelo Banco de Leite Humano de Marília, diretora da Emei Curumim, Elaine Cristina Cirino Funchal de Oliveira, pais e mães dos alunos, entre elas, Camila Lóes Capitani Lorenzon, mãe do Lucas, que estreou o uso da nova sala.

A superintendente do Banco de Leite Humano de Marília, enfermeira Sandra Domingues, destacou que a sala oferece ambiente adequado para a amamentação no peito, com poltronas confortáveis, e ainda conta com refrigerador para incentivar a mamãe para que retire o próprio leite e envie em frascos esterilizados, identificados com o nome completo da criança para que também seja oferecido no período escolar.

A enfermeira mencionou ainda que as mães em aleitamento materno exclusivo, ao retornar ao trabalho, precisam ser apoiadas e continuar oferecendo o leite materno. “O apoio da família e do empregador é muito importante para não interromper a amamentação. No caso do trabalho, é lei, é uma garantia da mulher”, declarou.

As salas de amamentação contam com o apoio da com apoio de empresas parceiras da Adipa (Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos):  Jacto, Sindicato Rural de Bastos, Massas Paulista, Sítio Bela Vista, SOS Alergia, Granja Ueuama e Doce Doçura Chocolates. A associação vem dando apoio a diversas salas de amamentação, fornecendo mobílias completas para o ambiente.

As salas de amamentação em Marília consistem num modelo que está inspirando outras cidades, tanto que o Governo do Estado de São Paulo estuda implantar nos colégios estaduais estruturas semelhantes. Cada sala proporciona às mães trabalhadoras um ambiente climatizado, com móveis, iluminação adequada e estrutura de apoio, para que possam conseguir cumprir a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de amamentar as crianças por dois anos ou mais. Este incentivo contribui para a diminuição da taxa de mortalidade infantil, diminui a taxa de desnutrição e proporciona às mães e filhos o fortalecimento de vínculos.

Fotos: Divulgação

Noticia secretaria-municipal-da-educacao-apresenta-documento-orientador-para-370-auxiliares-de
Há 6 dias
Secretaria Municipal da Educação apresenta documento orientador para 370 auxiliares de desenvolvimento escolar da rede municipal de ensino de Marília