21 NOV 2023
ESPORTES,LAZER E JUVENTUDE
Invicto, Marília Atlético Clube Feminino conquista título da Divisão Especial e atletas são recebidas no Paço Municipal em homenagem pelo grande feito inédito
“Estamos refazendo o que ocorreu em 1971, quando o MAC masculino foi campeão e na ocasião o prefeito da época, Tatá, recepcionou a equipe na Prefeitura”, lembrou Daniel Alonso
O MAC (Marília Atlético Clube) Feminino conquistou o inédito título da Divisão Especial de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol (FPF), ao vencer pelo placar de 4 a 2 a equipe do XV de Piracicaba, em confronto realizado em Marília, na noite de segunda-feira, 20 de novembro (feriado estadual do Dia da Consciência Negra). O feito inédito abriu caminho para a equipe pleitear o acesso à primeira divisão do torneio estadual, o Paulistão Feminino, onde estão equipes da elite do futebol paulista (São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Ferroviária, Bragantino, Taubaté, São José, Pinda, São Bernardo entre outros times).

Na manhã desta terça-feira, dia 21 de novembro, as meninas e a comissão técnica desfilaram em caminhão trio-elétrico, saindo da avenida Vicente Ferreira, entrada do estádio Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão (palco da vitória), com troféu e medalhas, passando pelas ruas do centro e chegando ao Paço Municipal, na rua Bahia. Servidores municipais, secretários e diretores liderados pelo prefeito Daniel Alonso recepcionaram as campeãs nas escadarias do prédio. “Estamos refazendo o que ocorreu no ano de 1971, quando a equipe masculina do Marília Atlético Clube venceu o primeiro título, o da 1ª Divisão do Campeonato Paulista, e o então prefeito Octávio Barreto do Prado, o Tatá, recepcionou os campeões nas escadarias do Paço Municipal”, lembrou o chefe do Poder Executivo mariliense.

Daniel Alonso esteve no Abreuzão na noite de segunda-feira, dia 20, acompanhando a final, no confronto com a equipe de Piracicaba. A equipe do MAC feminino contou com a seguinte formação: Alana, Julinha, Mycka (Letícia), Tikinho (Mayara) e Thauane, Gislene (Gi, a capitã), Wynne, Larissa (Vanessa), Carol, Giovana e Ana Júlia (Tamara), na escalação e substituições definidas pelo técnico Vinícius Costa Lopes. O prefeito de Marília, após a vitória por 4 a 2, sendo que três gols foram marcados no primeiro tempo e o 4º gol na segunda etapa, participou da cerimônia de entrega das medalhas e do troféu. A capitã Gi e o técnico Vinícius Costa Lopes, representando a equipe campeã invicta da Divisão Especial, cumprimentaram o prefeito Daniel Alonso nas escadarias do Paço Municipal e lhes apresentaram o troféu. O troféu será exposto na sede administrativa do Município dentro das próximas semanas. Prestigiaram a homenagem os secretários municipais: Gastão Pinheiro (Esportes), Cássio Luiz Pinto Júnior (Administração), Mauro Brito de Abreu (Divulgação e Comunicação), Levi Gomes de Oliveira (chefe de Gabinete), Ramiro Bonfietti (Fazenda e Planejamento Econômico), Fábio Alves de Oliveira (Obras Públicas), Vicente Moraes (Habitação) e Dr Alysson Alex (assessor especial de Governo), além da vereadora Professora Daniela (PL). “Este momento é repleto de simbolismo, pois assim como a equipe masculina trouxe até a Prefeitura o 1º troféu de um torneio estadual - no caso o título da 1ª Divisão do Paulista de 1971, equivalente à atual Série A2 do Paulista -  as meninas, num feito inédito, repetem este gesto e agora em 2023, 52 anos depois, apresentam o troféu para o prefeito Daniel Alonso”, detalhou Dr Alysson Alex.

O assessor especial de Governo explicou que, embora as meninas do MAC tenham conquistado o título da Divisão Especial, o resultado não confere acesso ao Paulistão 2024, onde encontram-se os principais times do futebol feminino do Estado de São Paulo - como Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo. “Contudo, o prefeito Daniel Alonso está protocolando na Federação Paulista de Futebol a solicitação de acesso, justamente para que no próximo ano Marília possa disputar com os grandes do futebol feminino”, mencionou Dr Alysson Alex.

A artilheira Juju (a Ana Júlia) terminou a competição com 10 gols, realizando uma proeza: marcou gols em todos os jogos, a exemplo do que fez no futebol masculino o craque Jairzinho, da Seleção Brasileira, na Copa do Mundo de 1970. O atacante, naquela campanha que rendeu o tricampeonato e a taça Jules Rimet para o Brasil marcou um gol em cada jogo disputado pela Seleção Brasileira, treinada por Mário Zagallo, no mundial disputado no México. O feito lhe rendeu o apelido de ‘Furacão’.

O secretário municipal de Esportes, Gastão Pinheiro, enalteceu os esforços da atleta e a dedicação da comissão técnica, composta pelo técnico Vinícius Costa Lopes e o auxiliar técnico Mário Ferreira, o Marinho. “É um time que vem proporcionando grandes êxitos e brilhou de forma invicta neste torneio, vencendo equipes tradicionais, goleando inclusive nos confrontos contra o Velo Clube, de Rio Claro, e o Brothers, de Votuporanga”, contextualizou o secretário municipal Gastão.

O prefeito de Marília Daniel Alonso, na recepção das campeãs, lembrou que na oportunidade de 1971, o presidente do MAC era Pedro Sola, que em 1973 se tornaria prefeito municipal de Marília. “Estamos muito felizes e orgulhosos com este título, as nossas atletas estão de parabéns e merecem todo o carinho, entusiasmo e respeito da nossa população. Fizemos questão de recebê-las aqui no Paço para uma calorosa salva de palmas e para transmitir a honra que sentimos por todas vocês”, disse.