Conselheiros, gestores e trabalhadores da rede municipal participaram da capacitação, que teve três módulos
O Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Marília (Comdim) promoveu nos dias 14, 16, 21 e 23 de novembro, na sede da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, capacitação para os membros da entidade. Com o objetivo de capacitar conselheiros, gestores e trabalhadores da rede municipal, o treinamento contou com três módulos com temas relacionados à fundamentação legal e constituição dos conselhos, relação com as políticas e direitos sociais, acompanhamento da gestão financeira, orçamentária e dos instrumentos do conselho, atribuições e funções dos conselheiros enquanto agentes públicos, planos de trabalho e execução.
A assistente social e professora doutora Eliana Aparecida González Albonette Froes, do Instituto Albonete, foi a palestrante da capacitação. Para a presidente do Comdim, Maria Tereza Machado, a capacitação é importante para conscientizar, gestores, servidores e conselheiros quanto a importância dos conselhos e de suas atribuições enquanto agentes públicos. “O conselho é de suma importância para uma observação mais empática no que se refere ao cumprimento dos direitos dos idosos. Nós, enquanto conselheiros, devemos nos capacitar, bem como os setores da administração municipal para que compreendamos e caminhemos juntos em prol a uma sociedade mais inclusiva para a pessoa idosa”, observou.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Delegado Wilson Damasceno, acredita no potencial dos conselheiros municipais em união com o executivo para formação de uma sociedade mais humana e inclusiva. “A capacitação vem agregar conhecimento para que possamos cumprir essa nobre missão que é tornar a sociedade mais justa e inclusiva à pessoa idosa. Todos nós, um dia, nos beneficiaremos de cada política pública realizada a favor do idoso”, destacou.
Para o prefeito Daniel Alonso investir nos idosos é pensar no futuro. “Todos nós seremos idosos um dia, ou seja, cuidar dos nossos idosos é cuidar também de nós mesmos no futuro. O exemplo que damos hoje define como seremos cuidados amanhã. Marília é a 10ª cidade melhor para se envelhecer de acordo com o Instituto de Desenvolvimento para Longevidade, porque também possuímos um conselho municipal atuante. E respeitamos os direitos do idoso proporcionando acessibilidade, preferencialidade, carinho, respeito e acolhimento”, afirmou o chefe do Poder Executivo.
Fotos: Divulgação