17 JAN 2024
CULTURA
‘Coletânea de episódios clássicos & Napo’ e ‘A Despedida’ entram em cartaz na próxima semana no programa Pontos MIS em Marília
Dirigido por Marcelo Galvão, premiado o longa brasileiro ‘A Despedida’ traz no elenco Nelson Xavier e Juliana Paes
O programa Pontos MIS, que em Marília é realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), exibirá na próxima semana, a partir de terça-feira, dia 23 de janeiro de 2024, uma coletânea de animações clássicas, incluindo personagens marcantes como Patolino e Popeye, e a animação emocionante ‘Napo’, da Miralumo Films. Ainda na próxima semana, Pontos MIS trará uma linda história com um elenco de ponta, ‘A Despedida’. Em cena os atores Nelson Xavier e Juliana Paes.

As atrações, todas com entrada gratuita, acontecerão na Sala de Projeção do Clube de Cinema de Marília (CCM) ‘Emílio Pedutti Filho’, localizada na avenida Sampaio Vidal, nº 245, no piso superior do Complexo Cultural ‘Braz Alécio’. ‘Coletânea de episódios clássicos & Napo’ serão exibidos na terça-feira, dia 23 de janeiro, às 14h30, A coletânea incluem as animações: ‘Popeye para Presidente’, ‘Patolino e o Dinossauro’ e ‘Concerto dos Patos’, com duração de 23 minutos. ‘Napo’, curta de animação sem falas, conta a história de um senhor que, com o agravamento de sua doença precisa de mudar para a casa de sua filha. Lá, seu neto vai dando novos significados para velhas fotografias esquecidas através de desenhos e, assim, o ajuda recuperar as memórias perdidas. O curta, exibido em mais de 60 festivais, dura 16 minutos.

‘A Despedida’

A segunda atração da próxima semana do programa Pontos MIS em Marília, gratuita, é o filme brasileiro ‘A Despedida’, em exibição na quinta-feira, dia 25 de janeiro de 2024, às 20 horas, com entrada gratuita. Classificação 14 anos, o longa-metragem com direção de Marcelo Galvão conquistou 4 Kikitos (o principal prêmio do cinema brasileiro) nas categorias de Melhor Direção (Marcelo Galvão), Melhor Ator (Nelson Xavier), Melhor Atriz (Juliana Paes) e Melhor Fotografia (Eduardo Makino). Um dos últimos trabalhos cinematográficos de Nelson Xavier (1941-2017) - ator que interpretou grandes figuras da brasilidade, inclusive o cangaceiro Lampião e o médium Chico Xavier - ‘A Despedida’ traz no enredo a história do personagem almirante, que aos 92 anos, se vê encerrando o ciclo da vida. Nestes momentos finais, decide ter um momento com sua amante, Fátima, interpretada por Juliana Paes. O desenrolar do filme é lento propositalmente e Galvão - que realizou uma verdadeira homenagem ao seu avô, o almirante Renato Oliveira Galvão - mostra ao mesmo tempo a dignidade e os limites da velhice. O filme tem verdade e delicadeza. Xavier, o ator principal, morreria dois anos depois da estreia de ‘A Despedida’ (2015) aos 75 anos. Em sua trajetória, Xavier esteve em grandes projetos, inclusive no longa-metragem ‘Brincando nos campos do Senhor’, uma mega produção norte-americana dirigida pelo argentino-brasileiro Hector Babenco (1946-2016) e lançada no ano de 1991. ‘A Despedida’ estará em cartaz no Pontos MIS de Marília no dia 25 de janeiro de 2024, às 20h.

Pontos MIS é um programa de difusão audiovisual do Museu da Imagem e do Som que, em parceria com a Prefeitura Municipal de Marília e Secretaria Municipal da Cultura de Marília realiza sessões presenciais de cinema. Todas as exibições são gratuitas e em Marília acontecem na Sala de Projeção ‘Emílio Pedutti Filho’, no piso superior do complexo cultural ‘Braz Alécio’, no centro. ‘A Despedida’ tem duração de 90 minutos.

Fotos: Divulgação

Noticia associacao-okinawa-realiza-67-undokai-com-apoio-da-prefeitura-de-marilia
Ontem
Associação Okinawa realiza 67º Undokai com apoio da Prefeitura de Marilia.
Noticia prefeitura-municipal-de-marilia-ressignifica-os-espacos-de-arte-na-cidade-e-investe-em
Há 13 horas
Prefeitura Municipal de Marília ressignifica os espaços de arte na cidade e investe em cultura para ampliar os conhecimentos e humanizar a sociedade
Noticia secretaria-municipal-de-cultura-de-marilia-exibe-gratuitamente-nesta-quinta-feira-dia