Clique aqui e consulte nossas políticas.
21 FEV 2024
OBRAS PÚBLICAS
SAÚDE
Prefeitura Municipal de Marília realiza reparos e limpeza em locais afetados pela forte chuva de 85 milímetros que atingiu regiões da cidade terça-feira, dia 20
Volume registrado foi quase metade do precipitado durante todo o mês de fevereiro de 2024, que atingiu 175 milímetros até o momento
A Prefeitura Municipal de Marília iniciou reparos e realiza a limpeza em vias e prédios públicos afetados pela forte chuva, com intensas pancadas e rajadas de vento, que atingiu a cidade nesta terça-feira, dia 20. Segundo registro do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o pluviômetro instalado no aeroporto de Marília, na zona Leste, registrou 85 milímetros (mm) de precipitação nas últimas 24 horas. O valor corresponde a metade de toda a chuva registrada neste fevereiro de 2024, marcado em 175 mm, até o momento.

A chuva torrencial, uma característica causada pelo fenômeno meteorológico ‘El Niño’, afetou diversas regiões de Marília em diferentes proporções. Os postos de saúde que apresentaram infiltrações vão passar por manutenção, sendo que a ordem de serviço expedida nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro de 2024. Ainda na Saúde, nenhuma unidade teve o atendimento à população interrompido. Apenas o posto do Bairro Castelo teve duas salas isoladas para reparo e, por conta da redução momentânea do espaço físico, o atendimento teve certa lentidão.

Na Educação, as escolas da rede municipal estão com aulas normais nesta quarta-feira, dia 21 de fevereiro. Já nas ruas e avenidas, a Defesa Civil atende diversos pontos onde ocorreram enxurradas e inaugurações, principalmente nas avenidas Tiradentes, Brigadeiro Eduardo Gomes, República e Pedro de Toledo, na rua Miguel Aguilar, e nos bairros Jardim Tropical e Flora Rica.

“Nossas galerias pluviais são muito antigas e não foram dimensionadas para todo esse volume de chuva em um local só. Estamos elaborando uma licitação para realizar manutenção e limpeza em toda rede de escoamento, que deve ser publicada em breve, e caso ocorra sem apelações, o serviço já será feito em abril”, explicou o secretário municipal de Obras Públicas, engenheiro civil Fábio Alves de Oliveira. Em relação aos locais de chuva, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou, por exemplo, que o equipamento instalado na zona Oeste, na região do Cemitério da Saudade, marcou 41,2 mm a menos que na região do Aeroporto.

Cada mm de chuva significa um litro por metro quadrado, ou seja, seria possível quase encher uma daquelas antigas piscinas infantis, com armações de metal e revestimento em lona, se estivesse montada no quintal. A Defesa Civil de Marília alerta ainda que novas fortes chuvas podem atingir a cidade nas próximas 72 horas.

Fotos: Divulgação
Noticia prefeitura-de-marilia-e-secretaria-municipal-de-obras-publicas-realizam-recuperacao-e
Há 5 dias
Prefeitura de Marília e Secretaria Municipal de Obras Públicas realizam recuperação e manutenção de ruas