31 OUT 2018
INAUGURAÇÕES
Prefeitura inaugura Casa de Cultura na região central

Local abriga o Projeto Guri, Projeto Teatro da Cidade e as Oficinas Culturais

Prefeitura de Marília inaugurou na noite desta terça-feira (30) a Casa de Cultura “Cristovam Ruiz Pereira”, localizada na avenida Santo Antônio, 136, região central da cidade, e que irá abrigar o Projeto Guri, o Projeto Teatro da Cidade e as Oficinas Culturais.

Os projetos, juntos, somam mais de 800 alunos que passarão pelo novo local para aulas de instrumentos musicais, canto e teatro, além de oficinas de várias linguagens artísticas.

A cerimônia de inauguração reuniu autoridades municipais, como o prefeito Daniel Alonso; os vereadores José Carlos Albuquerque e Profª. Daniela; e os secretários municipais André Gomes Pereira (Cultura), Wania Lombardi (Assistência e Desenvolvimento Social) e Kátia Ferraz Santana (Saúde), além do presidente do Stiam (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Marília), Wilson Vidotto Manzon; e o diretor administrativo da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana), Vicente Moraes.

Estiveram presentes familiares de Cristovam Ruiz Pereira – a mãe Catarina Geni Ruiz e a esposa Mariana Petruccelli Pires – e de Luís Justino Fernandes, o Luisinho do Estilingue, cujo nome está perpetuado no piso superior da Casa de Cultura, local que abriga várias salas de aulas de instrumentos musicais e canto – as irmãs Olívia, Viviane e Tânia Justino Fernandes.

O Projeto Guri foi representado na solenidade por Francisco César Rodrigues (superintendente de Desenvolvimento Social) e Lilian Kuronuma Hirata (gerente do Polo Regional Marília), além do coordenador do Projeto Teatro da Cidade, Márcio Martins.

Daniel Alonso destacou a importância da Casa de Cultura. “É mais um local para o desenvolvimento da cultura e da arte em nossa cidade. Quando o secretário André nos mostrou o imóvel, prontamente dissemos que poderia acertar, já que atenderia todas as necessidades do Projeto Guri e do Teatro da Cidade, além das oficinas culturais. O mais importante é que os frequentadores ficaram satisfeitos com o local. E em breve estaremos entregando também o Centro Cultural, no antigo prédio da biblioteca, que está sendo totalmente reformado e remodelado. É Marília respirando e transpirando cultura e arte”, disse o prefeito.

Após a solenidade foram realizadas diversas apresentações musicais e artísticas, com a Prefeitura de Marília e a Secretaria da Cultura reafirmando o compromisso de manter a cultura sempre em movimento.

HOMENAGEADO

Cristovam Ruiz Pereira nasceu em 1981 e começou seu aprendizado musical em maio de 1994 no Tema Centro Musical de Marília. Em 1999 ingressou no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos, de Tatuí, para os cursos de guitarra MPB/Jazz e Violão Erudito, onde permaneceu até o fim de 2004.

Participou como instrumentista e produtor de inúmeras gravações, bandas e duplas sertanejas. Trabalhou como guitarrista e violonista do locutor de rodeios e cantor Marco Brasil e integrou a banda “Alô Meu Povo”, com média superior a 100 shows por ano. Com o mesmo participou de turnê nos EUA em 2007 onde tocou em palcos e rodeios de inúmeras cidades do país.

Dedicou-se ao seu projeto de música instrumental, desenvolvendo apresentações e workshop em algumas cidades do Estado de São Paulo. Foi educador musical no Projeto Guri onde lecionou guitarra. Faleceu em março de 2015, deixando esposa e filho.

Fotos: Helder Soares

31/10/2018