A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marília revitaliza a praça 'Célio Silva', com 55 mudas de árvores entre frutíferas e ipês-brancos
A Prefeitura Municipal de Marília e as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Obras Públicas têm intensificado ações de melhorias dos bairros para ampliar o bem-estar e a qualidade de vida da população. Numa destas ações, foram contemplados os moradores do bairro Teotônio Vilela, zona Sul da cidade. Nesta quarta-feira, dia 5 de junho de 2024, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Município promoveu plantio de 55 mudas de árvores entre frutíferas, ipês-brancos e quaresmeiras, na praça ‘Célio Silva’, recém-construída e entregue pelo prefeito, Daniel Alonso (PL).
Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) 'Paulo Freire', participaram da ação de plantio e colocaram a mão na terra com intuito de se envolver ainda mais com a preservação do espaço, uma praça construída em um terreno baldio. “Agora temos um espaço onde todos os moradores podem aproveitar para se divertir, caminhar e ainda cuidar. Agradecemos ao prefeito Daniel Alonso e a vereadora Professora Daniela (PL) por essa praça que tem mudado o nosso dia a dia. Agora temos onde nos reunir, tomar sol e caminhar, um local onde as crianças brincam e os professores aproveitam os conceitos de educação ambiental”, analisou a moradora, Celeste Silva, irmã do homenageado que dá o nome a praça 'Célio Silva'.
Educação ambiental na prática
Para a diretora da Emef 'Paulo Freire', Marisa Blumer Peron, a praça localizada poucos metros da escola e agora o plantio das árvores revoluciona os conceitos de educação e a responsabilidade ambiental dos estudantes. “Agora contamos com um espaço limpo, revitalizado, com iluminação e árvores frutíferas onde as crianças podem ler, brincar, participar de atividades culturais e físicas. Tudo isso enriquece o conhecimento não só na sala de aula como os conceitos de cuidado estimulam a preservação da natureza”, garantiu a diretora escolar.
Um pomar urbano
O engenheiro florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Marília, Francisco Sanches, explicou que as mudas de árvores são do Bosque Municipal Rangel Pietraróia e o objetivo do plantio é transformar a praça no bairro Teotônio Vilela em um bosque urbano. “Plantamos pitanga, acerola, amora, goiaba, cereja entre outras espécies para que os moradores cuidem e desfrutem futuramente dessas frutas deliciosas e das sombras dos ipês-brancos”, informou.
O prefeito Daniel Alonso (PL) ressaltou que todo cuidado é pouco em se tratando da população de Marília. “Construímos mais de 30 praças na cidade, iluminamos com LED e estamos ornamentando com mudas de árvores frutíferas, de decoração e para dar sombras como os ipês. Este platino com as nossas crianças da rede municipal consistiu numa forma de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Nosso objetivo é manter a qualidade de vida dos marilienses e devolver o bem-estar a todos que reivindicavam um espaço para a socialização, atividades físicas e diversão de crianças, adultos e idosos. Essa praça vem de encontro com as expectativas dos moradores do bairro Teotônio Vilela”, concluiu Daniel Alonso.
Fotos: Mariano Rocha