Secretaria Municipal de Assistência Social de Marília mantém três Centros Dia do Idoso (CDI) na cidade com atividades diárias e de graça
A Prefeitura Municipal de Marília e a Secretaria Municipal de Assistência Social, abrem o mês de junho, mês do Idoso, com atividades que evidenciam a qualidade de vida em Marília destacada no ranking estabelecido pelo Instituto de Longevidade (IDL) como a 10ª melhor cidade para se envelhecer no Brasil. O Centro Dia do Idoso (CDI) ‘Irmã Dilma’, na zona Sul de Marília, reuniu nesta terça-feira, dia 4 de junho de 2024, todos os seus frequentadores para celebrar a vida e o Dia D de Combate a Violência Contra do Idoso, a ser comemorado no próximo dia 15 de junho.
Um café da manhã, seguido de homenagens, de peça teatral e apresentação de dança deram início às festividades em homenagem à patrona do centro que se dedicou aos pobres e oprimidos, conhecida como 'Irmã Dilma', e ao idoso Dominguinho, mariliense muito conhecido do CDI, e que faleceu recentemente. “Ele costumava se sociabilizar com os amigos aqui mesmo CDI, onde também se casou e agora recebe a singela homenagem dos amigos que aqui permanecem”, lembrou o vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL).
No período da tarde, os idosos participaram de almoço especial, atividades terapêuticas e depois se divertiram no baile animado pelo músico Fabinho. “São cerca de 30 idosos entre mulheres e homens com idade entre 60 a 92 anos que recebem toda a atenção da equipe técnica do Centro Dia do Idoso”, explica a coordenadora do CDI zona Sul, Selma da Silva Tegana.
Segundo ela, o CDI funciona todos os dias (de segunda a sexta-feira) das 7h às 16 horas. “Os idosos são recebidos com café da manhã, depois almoçam e recebem o café da tarde. Tudo gratuitamente. Eles participam de oficinas de arte, leituras, atendimento psicológicos, atividades físicas adaptadas além de participarem da horta comunitária. Todos são integrados em ações de prevenção, conscientização e socialização para manter a qualidade de vida e o melhor convívio com familiares. Os que precisam de cuidados médicos, são encaminhados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidade de Saúde da Família (USFs)”, explica Selma da Silva.
Serviço de inclusão e vínculo familiar
Todos os três Centros Dia do Idoso (CDI) localizados na zona Sul, zona Norte e no Centro da cidade contam com equipes altamente qualificadas para trabalhar na prevenção à violência e, principalmente, na inclusão familiar. “São enfermeiros, psicólogos, educadores físicos e cuidadores de idosos, qualificados para oferecer qualidade de vida aos frequentadores e, acima de tudo, a atenção e o acolhimento que todos merecem”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Clovis Melo.
Melhor cidade para envelhecer
O prefeito Municipal Daniel Alonso (PL) sempre esteve muito focado em ações que dão total suporte à saúde e à qualidade de vida aos idosos. A manutenção dos CDIs é uma forma de cuidar das pessoas que tanto se dedicaram à família e a história da cidade. “É por essas ações que o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade 2023, uma classificação feita pelo Instituto de Longevidade (IDL), que estuda os impactos socioeconômicos do envelhecimento, classificou Marília como a 10ª melhor cidade para se envelhecer no Brasil, um orgulho para todos nós poder cuidar e devolver a autoestima para essas pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do nosso Município”, garantiu o chefe de Executivo.
Fotos: Mariano Rocha