Aumentar a qualidade nos indicadores da atenção básica de saúde e priorizar as campanhas de vacinação é a meta do secretário municipal da saúde, Marcelo Gallo
A Prefeitura Municipal de Marília, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu no início desta semana um aporte antecipado do governo do Estado de R$ 2,3 milhões para ações de melhorias nos indicadores básicos de saúde. O secretário municipal da saúde, Marcelo Gallo, representou o prefeito Daniel Alonso (PL) na cerimônia que aconteceu em 21 de junho de 2024, no Palácio dos Bandeirantes, na capital , com o governador do Estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos) que efetivou o repasse para incentivo à saúde dos municípios paulistas.
Marcelo Gallo antecipa que este aporte de R$ 2,3 milhões que já está disponível, deve ser usado para qualificar o atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidade da Saúde Familiar (USFs) e, principalmente, nas campanhas de vacinação para informar, conscientizar, incentivar e imunizar a população.
"Vamos intensificar as ações do Programa Municipal de Imunização realizado pela Vigilância Epidemiológica, reestruturar o setor de Recursos Humanos (RH) para melhorar as condições de trabalho dos profissionais do setor da saúde, ampliar a aquisição de insumos para UBSs e USFs, Farmácias Municipais e intensificar a divulgação e as ações de campanhas de vacinação já que o índice de imunização da população continua baixo de 40%, mas é importante ressaltar que todos as unidades de saúde de Marília e distritos estão abastecidas com vacinas para combater a poliomielite, influenza, dengue e covid-19", explica o secretário municipal da Saúde.
Marília conta uma ampla Rede de Atenção Primária à Saúde
O secretário municipal de Saúde ressalta que Marília é uma referência em atendimento à saúde. Segundo ele, são oito Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e mais cinquenta Unidades de Saúde da Família (USFs) com atendimento médico, odontológico e postos de vacinação contra poliomielite, influenza, dengue e covid-19. São 4 equipes de Atenção Primárias e 1 consultório na rua, todas em pleno funcionamento. Vale destacar as cinco farmácias municipais com entrega gratuita de medicamentos para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), além da Unidade Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento (PA) mantidos pela Prefeitura Municipal de Marília.
Com a dengue não se brinca!
Marília registra o 12º óbito de Dengue. Trata-se de uma mulher de 88 anos que estava internada com insuficiência cardíaca congestiva. De acordo com a notificação hospitalar, a vítima sofria com alzheimer e doença pulmonar obstrutiva crônica. Ela morreu no dia 23 de maio de 2024, mas só agora foi divulgado porque a causa da morte estava sob investigação da Vigilância Epidemiológica.
“Com a dengue não se brinca!”, confirma o secretário municipal da Saúde. Segundo Marcelo Galo, a UBS é a porta de entrada para atendimento médico preliminar, além da vacinação. É muito importante que a população se conscientize de que qualquer sintoma de gripe, Covid e Dengue, procure uma UBS mais próxima de casa. Isso pode evitar complicações e até a morte”, enfatiza o secretário de saúde.
Fotos: Divulgação