Objetivo é eliminar/erradicar essa doença ocular infecciosa, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis
Parceria entre a Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, e o DRS IX (Departamento Regional de Saúde) de Marília, deu sequência no último sábado (17), no condomínio San Remo, zona Oeste da cidade, ao Projeto Tracoma.
Esse projeto visa eliminar/erradicar o tracoma, doença ocular infecciosa negligenciada. A ação é realizada por meio de inquérito domiciliar.
Além da investigação do tracoma, é feito ainda o teste de acuidade visual (escala de snellen) – na percepção de déficit visual, o paciente é encaminhado para unidade de saúde de referência para posterior encaminhamento ao médico especialista (oftalmologista).
Em todo o período de aplicação do inquérito por examinadores capacitados de Tupã, um dos 62 municípios integrantes do DRS IX de Marília, não foi encontrado nenhum caso de tracoma até o momento.
O tracoma é uma doença ocular infecciosa crônica, causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que pode levar a lesões na córnea e cegueira se não tratada. É mais comum em áreas com falta de saneamento básico e acesso à água.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou mais essa parceria com a DRS IX. “Só temos que agradecer à diretoria do DRS, que é parceiro da Secretaria da Saúde em diversos projetos e ações, como é o Projeto Tracoma, que já está na fase final em Marília e nenhum caso foi encontrado. Vamos continuar trabalhando em parceria com o DRS, buscando sempre a melhora da saúde da nossa população.”
Fotos: Divulgação