Prefeito Vinicius Camarinha autorizou investimento de quase R$ 10 mil para comprar de kits e outros materiais
A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, está ampliando o Programa Ganha Tempo/Zera Fila e, na manhã desta sexta-feira (11), autorizou mais um investimento na área da saúde.
Em cerimônia realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) Chico Mendes, localizada na rua Amador Bueno, 1.085, na zona Oeste da cidade, o prefeito Vinicius Camarinha autorizou um investimento de quase R$ 10 mil para zerar a fila de mulheres que aguardam pela inserção do DIU (Dispositivo Intrauterino), método contraceptivo tão seguro quanto a laqueadura e pílulas anticoncepcionais.
“Hoje é mais um dia de respeito às mulheres, pois terão a oportunidade de escolher esse método contraceptivo seguro. Numa clínica particular, a inserção do DIU é cara e a Prefeitura está oferecendo gratuitamente pelo SUS para que as mulheres tenham autonomia, liberdade e respeito para que façam o seu planejamento familiar. Seguimos avançando com o Ganha Tempo/Zera Fila da Saúde tanto em consultas, como em exames e cirurgias”, disse o prefeito Vinicius.
A Prefeitura tinha realizado recentemente, em parceria com o Coren-SP (Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo), uma Capacitação em Saúde Sexual e Reprodutiva e Inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), que reuniu inicialmente quatro enfermeiras, qualificando-as em consulta de saúde sexual e reprodutiva da mulher para uma melhor orientação às mulheres com relação à sexualidade e também fazer a inserção de DIU por enfermeiros dentro da Rede de Atenção Primária à Saúde no município de Marília.
“Essa inserção de DIU por enfermeiros é novidade em Marília e, com essa capacitação realizada pelo Coren-SP, iremos zerar essa fila. Já a partir de segunda-feira (14) essas mulheres que estão na fila serão contatadas para que procurem a unidade de saúde mais próxima e já passem pela consulta pra saber se estão aptas para a inserção do DIU”, afirmou a coordenadora da Saúde da Mulher, enfermeira Carolina Guizardi Polido.
São mais de 300 mulheres que aguardam pela inserção do DIU, como explica a superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Roberta Cardozo Flores, que representou a secretária Paloma Libanio na solenidade. “Com esse programa que compõe o Zera Fila da Saúde, vamos garantir que essas mais de 300 mulheres tenham autonomia para decidir o seu planejamento familiar, sendo que a Prefeitura quer zera essa fila até o mês de agosto.”
A presidente do COMUS (Conselho Municipal da Saúde), Tereza Machado, e outras profissionais de saúde também participaram da cerimônia na UBS Chico Mendes.
AGENDAMENTO
As mulheres interessadas em fazer a inserção do DIU podem procurar a unidade de saúde de referência e agendar essa primeira consulta para saber se esse método contraceptivo é indicado.
Todas as unidades de saúde de Marília já estão aptas a fazer essas orientações iniciais para a escolha do método. As únicas contraindicações para a inserção do DIU são para mulheres que ainda não tiveram relação sexual e aquelas que tenham algum problema uterino diagnosticado. Por isso é importante passar nessa primeira consulta na unidade de saúde de sua referência.
Fotos: Divulgação