Nova ferramenta de aprendizado é fundamental para promover a acessibilidade comunicacional no ambiente escolar
As escolas de Ensino Fundamental da Rede Municipal passaram a contar, neste segundo semestre, com uma nova apostila de Comunicação Suplementar e Alternativa (CSA), recurso fundamental para promover a inclusão e a acessibilidade comunicacional no ambiente escolar. A iniciativa é da Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal da Educação.
Segundo a secretária municipal da Educação, Rosemeire Frazon, o objetivo “é oferecer uma ferramenta que viabilize a comunicação das crianças que não desenvolvem uso e compreensão da linguagem de maneira típica, incluindo aquelas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista”.
O material foi elaborado com base na compreensão da comunicação como um direito básico de todos os estudantes, independentemente de suas habilidades ou limitações. A Comunicação Suplementar e Alternativa compreende um Sistema de Pictogramas que possibilitam dar voz a pessoas impedidas de se comunicar por meio da oralidade ou que apresentam a inteligibilidade da fala significativamente comprometida.
A iniciativa envolve a elaboração de apostilas e banners que desenham caminhos, constroem pontes e abrem atalhos para uma temática que hoje ganha relevância: a voz de cada criança. Em tempos de urgência inclusiva, o recurso é apresentado não apenas como complemento, mas como convite para ouvir de forma ampliada, reconhecer demandas antes invisíveis e celebrar a diversidade que enriquece a aprendizagem.
“Este trabalho é, sobretudo, político e ético: afirma que todas as vozes importam e que cada aluno merece participação plena”, afirma Rosemeire Frazon. E acrescenta. “Com a CSA, as informações passam a circular com mais clareza, as atividades ganham acessibilidade e as decisões tornam-se mais colaborativas, contribuindo para transformar a escola em um espaço onde a comunicação é direito, ferramenta de inclusão e ponte para o sucesso educativo”.
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