Órgão vinculado à Secretaria da Saúde de Marília vai melhorar o atendimento no município da Alta Paulista
O Banco de Leite Humano (BLH) de Marília – órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, inaugurou, na última sexta-feira (dia 12), o Posto de Coleta de Leite Humano Fixo e a Sala de Apoio à Amamentação no município de Lucélia/SP.
“Nós temos uma parceria de cooperação técnica com estes municípios que integram a região administrativa de Marília para a coleta do leite materno e que atendem a demanda do Hospital Materno Infantil. Lucélia tinha um posto móvel e este investimento foi muito importante porque vai fazer com que as mães doadoras e os bebês tenham um local seguro, com uma equipe técnica altamente capacitada para atendê-los durante a amamentação e na coleta do produto. Tudo isto, sendo feito de acordo com o controle de qualidade estabelecido pelo Ministério da Saúde”, ressalta a supervisora do Banco de Leite Humano, enfermeira Sandra Domingues.
A solenidade de inauguração contou com as presenças da prefeita Tatiana Guilhermino Tazinázzio; do presidente da Câmara Municipal; Márcio José da Silva Porto; do secretário de saúde de Lucélia, Laércio Parússulo dos Santos Jr.; e das enfermeiras Rosana Ferrari Bispo e Suelen Cristina Rodrigues.
Além de Lucélia, o Banco de Leite Humano está presente em outros municípios da Alta Paulista como Bastos, Pompeia e Osvaldo Cruz. E também nas cidades de Alvinlândia, Garça e Campos Novos Paulista.
“Marília é pioneira mundial em salas de amamentação em escolas municipais da Educação Infantil e possui uma rede de apoio muito bem estruturada na sua região. Em breve, vamos instalar novos Postos de Coletas em Echaporã, Guarantã e Lupércio. O leite materno é um alimento ímpar, que nutre a criança e evita muitas doenças. Com estas parcerias, conseguimos apoiar e promover o aleitamento materno e a coleta e doação do leite humano”, comenta Sandra Domingues.
A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, destacou a importância da inauguração de mais um Posto de Coleta Fixo e de uma nova Sala de Apoio à Amamentação na região. “Estamos muito felizes com a expansão da nossa rede de apoio ao aleitamento materno. É fundamental lembrar que a amamentação tem que ser incentivada o ano inteiro, pois é importante para a saúde do bebê e da própria mãe”, finaliza a médica Paloma Libanio.
Fotos: Divulgação